Empresa americana financiará projeto de TIC para a Copa do Mundo

Trabalhadores do Proderj realizaram hoje, dia 30, assembleia para discutir os rumos do movimento reivindicatório. Entre os informes passados no início da reunião com os trabalhadores teve destaque a notícia publicada hoje no site do governo, um pouco antes do início da assembleia, informando sobre acordo assinado, no Palácio Guanabara, pelo cônsul americano Dennis W. Hearne e o presidente do Proderj, Paulo Coelho selando o aporte de US$ 675 mil dólares, a fundo perdido, de investimentos na área e Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) por conta dos eventos da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016.

O projeto e o investimento, para a criação de um novo Data Center para o estado do Rio de Janeiro, virá da empresa americana USTDA – United States Trade and Development Agency – que já prestou consultoria nos estados de Minas Gerais e Ceará, em 2008. Esta empresa realiza investimentos de infraestrutura em países em desenvolvimento e o Brasil é a “bola da vez”.

Num momento de insegurança da população de como serão feitas as licitações para a Copa do Mundo o Rio fecha acordo com empresa americana, que vinha sendo negociado para surpresa de todos os presentes, pois em nenhum momento foi apresentado pela direção do Proderj esta solução que estava sendo articulada desde 2010. As representações dos trabalhadores, Sindpd-RJ e Ascpderj, irão solicitar reunião com presidente do Proderj para entender mais e melhor este projeto de um novo Data Center elaborado pela USTDA.

Mais uma vez as entidades representativas dos trabalhadores mostraram que estão de OLHO!

As deliberações da assembleia são:

1) o envio de ofícios aos secretários da Casa Civil e Planejamento e Gestão além de ofício ao presidente do Proderj reforçando o agendamento da mesa de negociação com prazos de quinze dias e dez dias, respectivamente, pois do contrário novas manifestações serão realizadas pelos trabalhadores;

2) abrir debate na ALERJ com parlamentares para a realização de uma audiência pública para tratar das questões relacionadas ao Proderj; e

3) procurar outras entidades do movimento unificado do RJ (MUSPE) para fortalecimento da luta dos servidores públicos.