Particulares: Comando discute pauta para Convenção Nacional

O Comando Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Empresas Particulares se reuniu nos dias 14 e 15 de julho de 2011, na sede do Sindpd-RJ, para debater e deliberar sobre a Campanha Salarial 2011/12 das Empresas Particulares. Participaram da reunião representantes da Fenadados e dos seguintes sindicatos: Sindados-BA, SindPD-CE, SindPD-MA, SindPD-PR, SindPD-RJ.

Na pauta da reunião foram tratadas e deliberadas questões sobre a metodologia de trabalho da Coordenação de Campanha Salarial; ACT Nacional das empresas quarteirizadas da Cobra Tecnologia; e convenção nacional com a Fenainfo.

Convenção nacional

A pauta da Convenção Coletiva de Trabalho Nacional (CCT), a ser discutida com a Fenainfo, foi aprovada por todos os presentes, com exceção do Sindados-BA. As discussões foram baseadas na pauta protocolada na Fenainfo há dois anos. Algumas alterações e adequações foram feitas no documento inicial.

Essa proposta de pauta nacional deverá ser submetida aos trabalhadores e trabalhadoras em empresas particulares. Por isso, os sindicatos devem realizar assembleias, a serem convocadas por edital publicado em jornal de grande circulação e amplamente divulgada pelas entidades estaduais através de boletins e notas nos seus sites. As assembleias estaduais deverão ser realizadas até o dia 29 de julho de 2011 e o resultado com a ata da respectiva assembleia deverá ser encaminhado, ao fenadados@fenadados.org.br, até o dia 1 agosto de 2011.

Os diretores da Fenadados irão à Bahia para explicar aos trabalhadores e trabalhadoras as vantagens de assinar uma CCT Nacional. A Fenadados esclarecerá ainda a retomada das tratativas com a Fenainfo a fim de assinar uma convenção coletiva nacional.

Outras deliberações

O Comando das particulares também discutiu a Pauta de Reivindicações dos trabalhadores e trabalhadoras da empresa FIXTI. Foi aprovada a mesma pauta que norteou o Acordo Coletivo da BS e AC, empresas prestadoras de serviço da Cobra Tecnologia.

Ficou definido que a Federação solicitará ao Dieese levantamento dos valores dos pisos salariais praticados nacionalmente para as funções digitador, técnico de informática, conferente de dados, programador e analista de sistemas. Com essa informação, será definida a reivindicação de reajuste salarial.

Durante a reunião do Comando, foi distribuído questionário, enviado pela CUT Nacional, que tem a finalidade de mapear a empresa T-System. O formulário deve ser preenchido e enviado por email para a Fenadados até o dia 1 de agosto de 2011. O levantamento feito pelos estados será discutido na próxima reunião do Comando.

Próxima reunião

O Comando volta a se reunir nos dias 25 e 26 de agosto de 2011, no Auditório Renato Guilherme, na sede da Fenadados, em Brasília.

Fonte: Fenadados

[slideshow id=17 w=450 h=400]