Dataprev: apresenta contraproposta integral à Pauta 2011

A Coordenação Nacional de Campanha Salarial dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Dataprev está reunida nesta terça-feira (19), na sede da Fenadados, em Brasília para discutir a contraproposta da empresa à Pauta de Reivindicações dos Trabalhadores 2011/12.

O documento foi apresentado pela Dataprev ontem (18), durante a 6ª Mesa de Negociação Salarial, realizada na sede da empresa, também na Capital Federal. Na Contraproposta, a empresa apresenta posicionamento e proposta de texto para todas as cláusulas da Pauta 2011/12.

Por isso, a Coordenação Nacional, os sindicatos participantes da Campanha Salarial 2011/12 e a Fenadados avaliam todos os itens da contraproposta da empresa. A partir daí, definirão estratégias e ações que embasarão os rumos do movimento.

Avaliação inicial da contraproposta

A contraproposta da Dataprev não contempla conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras, principalmente em relação ao reajuste salarial. Ainda rebaixa o número de trabalhadores e trabalhadoras participando de OLTs, o que precariza o relacionamento entre trabalhador e empregador. Essa medida é contraditória na medida em que a empresa aumentou o seu quantitativo de funcionários.

Avaliando a contraproposta, percebe-se que a Dataprev não se esforçou o suficiente, junto aos órgãos de controle, para conseguir um índice de reajuste salarial acima da inflação (IPCA), o que poderia garantir aumento real para os salários, adicional de atividade e tíquete refeição.

Segundo a Coordenação Nacional, o documento apresentando pela empresa demonstra o descomprometimento da Dataprev com os empregados, principalmente porque a empresa garantiu verba para o PDI, mas conseguiu não que o DEST destinasse recurso para reajuste salarial com ganho real.

A representação dos trabalhadores reafirmou, na 6ª Mesa de Negociação, que não aceita contraproposta inferior à Pauta de Reivindicações 2011/12, entregue no dia 31 de março de 2011. Destacou ainda que somente por meio da recomposição do salário com ganho real, “a Dataprev reconhecerá o desempenho competente de sua equipe e valorizará os profissionais dedicados ao bom funcionamento da Dataprev no atendimento às demandas da Sociedade Brasileira.”, registrou a Coordenação na ata da 6ª mesa.

Leia a ata da mesa

Fonte: Fenadados