Reunião com Odorico Monteiro discute melhoria salarial para servidores do Datasus

As representações dos trabalhadores se reuniram com Odorico Monteiro, da Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde, para discutir melhoria salarial aos servidores do Datasus.

Sergio Ronaldo, diretor da Condsef (Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal), iniciou a reunião afirmando ao secretário Odorico Monteiro que os servidores do Datasus necessitam de melhoria salarial imediatamente, seja com uma nova gratificação específica ou com aumento no valor dos pontos da gratificação já existentes, como acontece hoje com o Departamento Nacional de Auditoria do SUS (Denasus), ampliando a discussão para que futuramente haja construção de um plano de cargos e salários.

Odorico Monteiro se mostrou interessado, mas disse que gostaria de fazer uma discussão ampla sobre o papel do Datasus no Ministério da Saúde. As representações sindicais concordaram com esta colocação, mas enfatizaram que a reunião era para discutir uma melhoria salarial urgente para os servidores.

Após intenso debate Odorico Monteiro aceitou encaminhar para o Ministro da Saúde o pleito dos servidores, para aproximar os salários dos proventos do Denasus. Ficou acordado que a Condsef enviará hoje (27/07) um ofício para o secretário Odorico Monteiro, com as tabelas elaboradas pelo DIEESE. A partir daí ele encaminhará a demanda ao Ministério da Saúde, que, por sua vez, enviará para a Mesa de Negociação do Ministério do Planejamento (Mpog), para que possa ser incluída na pauta da próxima reunião de negociação.

O diretor da Condsef Sérgio Ronaldo disse que o Ministro da Saúde afirmou que todas as demandas vindas serão encaminhadas para a mesa de negociação com as entidades (Condsef, CNTSS ((Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social)), etc.) e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (Mpog).

Participaram desta reunião os diretores do Sindpd-RJ André Pimentel e Edna Rosa, que também é diretora do Sindicato dos Trabalhadores do Serviço Público Federal no Estado do Rio de Janeiro (Sintrasef-RJ), o diretor do Datasus Augusto Gardelha, o diretor da Condsef Sérgio Ronaldo, o secretário geral da Confederação dos Trabalhadores no Serviço Público Federal (Condsef) Josemilton Costa e a servidora do Datasus-RJ Fátima Felix.