Direção do Datasus diz que servidores do Rio de Janeiro serão envolvidos em mudanças de Sistemas

As representações sindicais (Sindpd-RJ  e  Sintrasef-RJ) se reuniram, em Brasília, com o diretor do Datasus Augusto Cesar Gadelha, quando ficou acertado um encontro, no dia 5 de agosto, às 15 horas, do dirigente com sindicalistas e servidores, para esclarecer ao corpo funcional questões relativas ao Sistema que está sendo desenvolvido pela  Fábrica de Software em Brasília, que unifica os Sistemas SAI, AIH, APAC e CIH e que deverá começar a funcionar em janeiro de 2012.

Diante da agenda fechada, os sindicalistas Edna Rosa e André Pimentel permaneceram em Brasília para acompanhar o andamento do ofício da Condsef sobre a Gratificação Específica. Para surpresa de Edna e André, quando desembarcaram no Rio no dia 5, às 11 horas (a tempo de chegar à reunião que estava marcada para as 15 horas) souberam, através de um servidor do Datasus, que o encontro tinha sido antecipado para as 11 horas. Foi uma correria, mas as representações chegaram a tempo de realizar o encontro às 12h30m. O atraso, portanto, se deu em decorrência do descaso da direção do Datasus, que “esqueceu” de comunicar a mudança da agenda aos representantes dos trabalhadores.

Os servidores interessados que compareceram à reunião questionaram o diretor quanto às razões da Fábrica estar desenvolvendo este sistema, já que os Analistas do Rio, alguns com 30 anos de AIH, como o servidor Barroco, questionaram que muitas vezes o Datasus encomenda estes Softwares que não funcionam direito, e a tarefa de fazer os acertos sempre cai nas mãos dos  Analistas antigos, sem que estes tenham participado da implantação destes sistemas. O sindicato e os servidores questionaram o uso da Fábrica pelos Gestores, mas, já que é inevitável, reivindicaram que pelo menos estes servidores do Rio participem da implantação destes Sistemas. Do contrário, como irão fazer a Manutenção destes sem os conhecerem?

Os servidores presentes reclamaram também que a direção do Datasus não participa aos trabalhadores quanto a modificações feitas em Sistemas do órgão, e que estes só ficam sabendo das mudanças pelos usuários. 

Diante das argumentações dos trabalhadores, Augusto Gadelha afirmou que atualmente codificar Fonte é trabalho braçal e que os Analistas deveriam apenas fornecer as documentações necessárias para elaboração de Sistemas, e que os servidores do Rio fariam a manutenção deste e de outros que virão. Ele se comprometeu a, daqui para frente, envolver todos os servidores, principalmente os do Rio, em toda e qualquer  mudança de Sistemas, a começar por este novo. O coordenador Chicão (Francisco José), garantiu que já começaria na próxima segunda feira, dia 8, este envolvimento.

Chicão pediu desculpas pela falta de comunicação e envolvimento dos servidores do Rio, e se comprometeu também a, daqui para frente, envolver a  todos em qualquer novidade em relação a Sistemas criados ou não pela Fábrica.

Os servidores cobraram de Gadelha a participação do Datasus no Grupo de  Trabalho criado para elaborar uma proposta de Carreira de TI para o Sistema de Administração dos Recursos de Informação e Informática (SISP), e sugeriram o nome do servidor  João Cesar, que é um especialista me PCS, para integrar o grupo. O diretor se comprometeu a fazer a indicação desta participação já na segunda feira, dia 08/08.

Gratificação Específica

As representações dos trabalhadores estiveram na SGEP (Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa) do Ministério da Saúde, em Brasília, e constataram que a Secretaria não havia enviado o Ofício da Condsef, que solicitava uma Gratificação Específica para os Servidores do Datasus, para o Ministro da Sáude. Por um erro do Protocolo, o documento foi enviado ao  Datasus de Brasília, fato que constrangeu os Sindicatos e a Assessora do Secretário Odorico, Bete Matheus, que providenciou o retorno do Ofício para SGEP e enviou no mesmo dia para o Ministro da Saúde. Pelos informes que recebemos, o Ministro ficou com uma cópia e passou o original para a Secretária Executiva Márcia Amaral, que, por sua vez, enviou para a Coordenação-Geral de Recursos Humanos (CGRH/MS).

As Representações Sindicais, em busca de uma solução para este caso, estiveram na CGRH/MS, onde receberam o pedido de acelerar, junto à Condsef, o processo a estimativa do impacto na folha de pagamento após a implantação desta Gratificação.

PublicaÇÕes relacionadas

Comentário Fechado.