Projeto do SAF apresentado pela Dataprev é cópia do anterior, com poucas alterações

A Dataprev apresentou ontem (16/08) à representação dos trabalhadores, em reunião realizada na sede da empresa no Rio de Janeiro, os critérios do SAF (Sistema de Avaliação Funcional). Para surpresa dos sindicalistas presentes, o sistema que a empresa pretende adotar é uma réplica do anterior, com pequenas mudanças. Uma delas é que as gerências também serão avaliadas pelos empregados.

É importante lembrar que a proposta de pagamento da PPLR 2011 linear, com SAF, foi rejeitada pelos trabalhadores do Rio de Janeiro, mas aprovada pelo conjunto da categoria em nível nacional, com a condição de que a empresa apresentasse o novo Sistema para avaliação, antes de sua implantação.

Na reunião a representação dos trabalhadores fez registrar em ata sua frustração com o Sistema apresentado, pois, entre outras coisas, a previsão é de que a avaliação dos empregados ocorra no período de 15/09 a 14/10. Como a PLR diz respeito ao ano todo, a preocupação é que o trabalhador que tenha tido faltas por motivo de força maior nos meses em que não houver avaliação, seja prejudicado. A empresa garantiu que as faltas justificadas não serão motivo de prejuízo, pois nesses casos a PLR será paga proporcionalmente.

Outro ponto polêmico repudiado pela representação dos trabalhadores é que no projeto apresentado não está prevista a divulgação da avaliação dos gerentes. A representação da Dataprev afirmou que esse ponto poderá ser resolvido, adiantando que a avaliação média de cada gerente poderá vir a ser publicada para conhecimento dos trabalhadores.

A Dataprev se comprometeu a encaminhar o projeto do SAF, na íntegra, para que o corpo técnico da Fenadados possa fazer um estudo pormenorizado. Uma mesa de negociação específica sobre a PLR e o SAF será agendada.

A aceitação, ou não, do pagamento da PLR com este projeto de SAF apresentado pela Dataprev será deliberada pelos trabalhadores, em assembleias.

[slideshow id=28 w=450 h=400]