Sindpd-RJ participa de II Encontro Estadual de Assessoria de Comunicação

 

 A diretora do Sindpd-RJ Ivonete Truda participou do II Encontro Estadual de Assessoria de Comunicação, promovido pelo Sindicato Estadual dos Jornalistas na Câmara Municipal de Niterói, nos dias 17 e 18 de setembro de 2011.

O evento teve como tema “A Liberdade de Expressão e o Jornalismo nas Assessorias de Comunicação” e focou três paineis: “Assessoria de Comunicação nas áreas Políticas, Sindical, Comunitária e Mídias Sociais”, “O Ensino de jornalismo em Assessoria de Comunicação” e “Assessoria de Comunicação nas Áreas Pública e Privada”.

 Durante o evento foram aprovadas propostas e ações, relatadas no documento Carta de Niterói.

O Encontro Estadual foi o maior fórum organizado pelo Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Rio de Janeiro nos últimos anos, que reuniu aproximadamente 150 pessoas, entre estudantes, professores e profissionais de Comunicação, além de pessoas de outras categorias profissionais interessadas na questão de mídia. Ao todo, estiveram representados no evento 18 municípios fluminenses e, foi escolhida a delegação do Estado do Rio para participar do Encontro Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Comunicação, marcado para outubro em Natal, Rio Grande do Norte.

Carta de Niterói

Profissionais de jornalismo e estudantes debateram diversos assuntos e propuseram, entre outras ações, as seguintes:

 1 – A implantação de mais disciplinas relacionadas a assessoria de comunicação nos cursos de Comunicação Social das diversas universidades;

2 – Reivindicar a inclusão nos currículos universitários de disciplinas que trabalhem mais a criação de textos jornalísticas e publicitários;

3 – Defender a continuidade de exigência do diploma universitário para o exercício da profissão;

4 – Recomendar aos profissionais de comunicação social a constante observância da ética na prática do jornalismo;

5 – Chamar a atenção para a postura técnica desejável aos assessores de comunicação social nos órgãos públicos e privados;

6 – Sugerir que os ocupantes de cargos de assessoria de comunicação se qualifiquem nas diferentes ferramentas utilizadas pela mídia;

7 –  Que se atualizem no mercado de mídias sociais como facebook, twitter e outras redes sociais;

8 – Que os profissionais de comunicação estabeleçam um maior e melhor relacionamento entre eles;

9 – Reivindicar que as universidades de comunicação ofereçam mais aulas práticas de modo geral, com estágios supervisionados;

10 – Que os profissionais de comunicação social tenham mais preocupação com a apuração da informação em geral, exemplo sugerido também aos estudantes presentes;

11 – Que as universidades orientem melhor seus alunos de comunicação social sobre as dificuldades reais que eles vão enfrentar no mercado de trabalho depois de formados.

 

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