Gadelha afirma que é impossível a criação de Plano de Carreiras próprio para o Datasus

A diretoria do Sindpd-RJ participou, representada pelos diretores Edna Rosa e André Pimentel, no dia 5 de outubro, de reunião realizada na Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde (SGEP), quando foram tratados os assuntos que mais têm mobilizado os trabalhadores, tais como o Plano de Carreiras e a Gratificação Específica, o fim das terceirizações, a realização de concurso público e a Prescrição Quinquenal.

Plano de Carreiras e a Gratificação Específica

Segundo os representantes do Ministério da Saúde é impossível, neste momento, a criação de um Plano de Carreiras ou a migração dos servidores do Datasus para o Plano de Carreiras da Fiocruz. O motivo é que não há interesse do governo de que o Datasus saia do SUS.

A criação de uma Gratificação Específica é possível e, para tanto, a representação governamental pediu para a Condsef levar o assunto para debate na Mesa da Saúde.

Fim das terceirizações e a não renovação em 2012 do contrato com a CTIS

Os representantes dos trabalhadores (Condsef, Sindpd-RJ e Sintrasef) cobraram o fim das terceirizações e a não renovação em 2012 do contrato com a CTIS e a realização de novas licitações para terceirização de serviços. Além disso, colocaram a necessidade de realização de concurso público para o Datasus.

O diretor do Datasus afirmou que concorda com a reivindicação sobre o corpo técnico e  que já foi pedido um concurso público para o órgão.

Prescrição Quinquenal

A representação dos trabalhadores solicitou apoio à Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) na questão da Prescrição Quinquenal, para que o processo seja finalizado. Bete Mateus, representante da SGEP na reunião, confirmou o apoio. Já a representante da CGESP, Sara, declarou que não se sentia segura para deliberar sobre o assunto e que ela esperar a Coordenadora Heloisa Marcolino, que está de férias, voltar para dar seu parecer. Ela disse que vai conversar com o Rafael Aguinelo e combinar, para a semana do dia 17/10, uma data para uma reunião entre eles e as representações dos sindicatos e da Condsef.

Participaram da reunião a servidora Marluce Silva, os sindicalistas Edna Rosa e André Pimentel (Sindpd-RJ), Bete Matheus, assessora do secretário Odorico Monteiro da SGEP, Sara da CGESP e o diretor do Datasus Augusto Gadelha.