Oi quer baixar qualidade da Banda Larga

O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) conseguiu, após campanha que arregimentou 80 mil adesões, levar o Conselho Diretor da Anatel a aprovar, no ano passado, as primeiras metas de qualidade para o serviço de banda larga no Brasil. A Oi, no entanto, visando lucro através de serviço ruim, está ameaçando jogar tudo por água abaixo.

Segundo consta no portal do Idec “a Oi encaminhou um pedido oficial à Anatel para anular pontos importantes das metas de qualidade! A Anatel publicou o pedido da Oi e abriu uma consulta pública, até 1º de fevereiro, para saber o que a sociedade pensa sobre a anulação das metas de qualidade. Além de deixarmos claro que não podemos recuar nas garantias já aprovadas, precisamos expor a Oi publicamente, na imprensa e via redes sociais, mostrando o desrespeito da empresa com os consumidores”.

Especialistas afirmam que o pedido da Oi não se sustenta porque:

– As metas foram amplamente discutidas e passaram por consulta pública no segundo semestre de 2011. Não faz sentido rever uma decisão tomada há três meses!

– Há anos, as teles são campeãs de reclamação nos órgãos de defesa do consumidor. Elas já demonstraram que não têm disposição para resolver esse problema por conta própria.

– Em 90% dos municípios brasileiros, não há competição entre os serviços de banda larga, nem na fixa nem na móvel. Se a prestadora não oferece um serviço de qualidade, o consumidor não tem opção!

– As metas adotadas estão tecnicamente fundamentadas e não há nenhum motivo para anulação de nenhuma delas.

Entre na página preparada pelo Idec/Campanha Banda larga é um direito seu! e mande sua contribuição para a consulta da Anatel: http://www.idec.org.br/mobilize-se/campanhas/oicontraqualidade.

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