Rio+20

De 13 a 22 de junho de 2012, a cidade do Rio de Janeiro será palco da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20 – ll assim conhecida porque marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92).

O objetivo da Conferência é contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas. Para isso, o evento terá dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza; e a estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável.

A Rio+20 será composta por três momentos:

– De 13 a 15 de junho, está prevista a III Reunião do Comitê Preparatório, no qual se reunirão representantes governamentais para negociações dos documentos a serem adotados na Conferência;

– Entre 16  e 19 de junho, ocorre eventos programados com a sociedade civil;

– De 20 a 22 de junho, ocorrerá o Segmento de Alto Nível da Conferência, para o qual é esperada a presença de diversos Chefes de Estado e de Governo dos países-membros das Nações Unidas.

Confira a programação da Rio+20

Cúpula dos Povos

A Cúpula dos Povos na Rio+20 por Justiça Social e Ambiental é um evento organizado pela sociedade civil global e ocorrerá, paralelamente à Rio+20, de dias 15 a 23 de junho, no Aterro do Flamengo, no Rio de Janeiro. O objetivo é discutir a falta de ações para superar a injustiça social ambiental nestas duas décadas. Para os organizadores da Cúpula, a pauta prevista para a Rio+20 – a chamada “economia verde” e a institucionalidade global – é insatisfatória para lidar com a crise do planeta, causada pelos modelos de produção e consumo capitalistas.

Quem participar da Cúpula dos Povos vai encontrar uma programação estruturada em três pilares: Denunciar as causas da crise socioambiental, apresentar soluções práticas e fortalecer movimentos sociais do Brasil e do mundo.

O primeiro eixo visa expor à sociedade civil as razões dos problemas de ordem social e ambiental do planeta. No segundo, serão apresentadas soluções e novos paradigmas dos povos para os problemas mais graves enfrentados hoje no mundo. E o terceiro eixo vai estimular organizações e movimentos sociais a articular processos de luta anticapitalista pós-Rio+20.

Confira a programação da Cúpula dos Povos

Pode participar da Cúpula qualquer pessoa que se identifique com os princípios do evento; rede ou organização social; movimento popular; ambientalista; indígena; e organização de defesa de minorias e de direitos humanos. Acesse http://cupuladospovos.org.br/inscricoes/ para se inscrever no evento.

CUT

Entre os dias 11 e 23 de junho, a Central Única dos Trabalhadores estará no Rio de Janeiro para defender a visão do movimento sindical nos debates sobre  desenvolvimento sustentável. Além da Rio+20, a CUT participará ativamente da III Assembleia Sindical Sobre Meio Ambiente e Trabalho (11 a 13 de junho) e da Cúpula dos Povos, defendendo que as discussões levem em conta quatro fatores básicos: econômico, social, ambiental e político.

Para a Central, é preciso garantir e ampliar a proteção social, o trabalho decente e os empregos verdes, pontos que estão intimamente ligados. Considerando que sem qualquer um desses pontos não é possível colocar em prática um verdadeiro modelo de desenvolvimento sustentável.

A Fenadados também estará presente na Cúpula dos Povos e III Assembleia Sindical Sobre Meio Ambiente e Trabalho.

Confira a programação da CUT na Rio+20

Com informações da Cúpula dos Povos, CUT e Rio+20.