Ação global promove o desenvolvimento sustentável do setor de TI

Documento para download:
Baixe a cartilha Trabalhadores e Profissionais Construindo a Internet de um Novo Mundo.

A Fenadados (Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Processamento de Dados, Serviços em Informática e Similares) lança, na Cúpula dos Povos (evento paralelo à Rio+20), a ação global Trabalhadores e Profissionais Construindo a Internet de um Novo Mundo. A iniciativa será apresentada nesta terça-feira (19/6), de 9h a 11h, no Aterro do Flamengo (onde ocorre a Cúpula), tenda 7 – Dandara.

O objetivo da Federação é aproveitar a presença, no Rio de Janeiro, de líderes governamentais e da sociedade civil de várias partes do mundo, e convocá-los para lutar contra a mercantilização e militarização da Internet, o que é incompatível com o desenvolvimento sustentável, e em defesa do estabelecimento, em todos os países, de conselhos profissionais.

Os conselhos fariam o controle social efetivo (técnico e ético) da Internet e das atividades do segmento de Tecnologia da Informação e Comunicação exercidas por trabalhadores, profissionais, empresas e governos. A criação destas instituições é uma urgência nos países em desenvolvimento econômico, já que por meio delas seria possível estancar a exclusão social e alcançar benefícios efetivos para o seu crescimento e fortalecimento. Além disso, este protagonismo nos diversos países completa a Agenda 21, obrigatória para alcançar o desenvolvimento sustentável.

A criação deste conselhos está prevista em projeto de regulamentação da profissão, que também será apresentado no painel ministrado pela Fenadados durante a Cúpula dos Povos.

Na proposição da Federação, os profissionais do setor seriam certificados por seus “pares”, ou seja, os próprios trabalhadores definiriam e aprovariam os requisitos e as regras de certificação, e portanto seriam detentores da habilitação para o exercício da profissão. Com este modelo, o desenvolvimento da TI e TICs no Brasil estaria assegurado, já que os profissionais detêm conhecimento e capacidade técnica e política para atualizar e expandir o legado do setor.

Lançamento da ação global Trabalhadores e Profissionais Construindo a Internet de um Novo Mundo
Quando: 19/06/2012, de 9h as 11h
Onde: Tenda 7 (Dandara), Aterro do Flamengo, Rio de Janeiro