Datasus-RJ: trabalhadores em estado de greve!

Nesta última quinta feira, dia 14/06, às 11 horas, aconteceu assembleia no Datasus-RJ, localizado na rua México, 128, 8º andar, onde foi deliberado que os servidores estarão em Estado de Greve a partir do dia 18/06, e que haverá assembleia no dia 19/06, às 11 horas, no mesmo local.

Informes sobre Prescrição Quinquenal
Houve reunião com a substituta da coordenadora da Coordenação de Gestão de Pessoal do Ministério da Saúde – CGESP/MS, que concordou com os sindicatos do Rio de Janeiro na inclusão de todos os processos no módulo Exercícios anteriores, mas deve-se esperar a volta da titular Heloísa Marcolino, para se discutir a melhor forma de executar esta demanda. Também foi colocado que os processos individuais estão sendo montados. Somente ao final desta etapa será possível efetivamente continuar esta tarefa.

Os trabalhadores indagaram de onde foi gerado o documento a ser assinado por todos que aderirem ao recebimento deste passivo, declarando que não ajuízam e não vão ajuizar ação judicial, pleiteando a mesma vantagem contida neste processo administrativo. A resposta da representação dos trabalhadores foi que o documento veio da portaria conjunta do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG de nº 1, de 17 de fevereiro de 2012.

Informes sobre Ponto Eletrônico
Segundo informações da substituta da coordenadora do CGESP/MS, a chefia imediata não poderá abonar horas nem dias de falta, mas todos os servidores terão que compensar os dias ou horas de faltas num prazo de dois meses exceto nos casos de entrega de atestados médicos. Ela afirmou que a CGESP/MS está seguindo a Legislação atual no que diz respeito aos servidores federais. Na assembleia que será realizada no 19/06 serão passados os informes sobre as paralisações nos estados e nos órgãos federais, e, de acordo com o movimento, os servidores poderão deliberar, ou não, pela greve, a partir do dia 25 de junho.