Datasus: Trabalhadores decidem continuar em estado de greve até 25/06

Em assembleia realizada ontem (19/06), os trabalhadores do Datasus decidiram permanecer em estado de greve até o dia 25/06.

Na assembleia, o diretor da Confederação dos Servidores Federais – Condsef, Sérgio Ronaldo, explicou toda situação das negociações com o Ministério do Planejamento e Gestão – MPOG, falando sobre a intransigência do governo, principalmente da ministra Miriam Belchior do MPOG, em negociar com os Servidores Públicos Federais, e que a única deliberação a ser tomada pelos servidores é aderir à greve geral convocada pela Condsef para sensibilizar o governo quanto às reivindicações. O diretor informou que as entidades nacionais (CNTSS, Andes, Fasubra, Assibge e outras), por indicação da Condsef, realizarão vigília, em Brasília, a partir da primeira semana de julho.

Sérgio Ronaldo informou, ainda, que o MPOG devolveu o Aviso Ministerial, assinado pelo Ministro da Saúde, que trata da equiparação da tabela salarial da Saúde com a do INSS.

Os trabalhadores solicitaram a Sérgio Ronaldo que a Condsef agende uma reunião com o diretor do Datasus Augusto Cesar Gadelha e o ministro da Saúde Alexandre Padilha, para tratar da reestruturação no quadro do Datasus. Ele aceitou a proposta e ficou responsável por enviar oficio aos dois referente ao assunto.

A próxima assembleia do Datasus será realizada no dia 25/06, às 11 horas, na Rua México,128, 8º andar, para avaliar as paralisações em todos os órgãos e estados. De acordo com a situação, será feita uma greve a ser deliberada pela categoria, e é consenso que os servidores participem do movimento paredista convocado pela Condsef.