OLT-RJ desinforma trabalhadores para conquistar curral político

A OLT-RJ conta com o aparato do Sindppd-RS para desinformar os trabalhadores e trabalhadoras do Serpro. A cada ação do Sindpd-RJ ou da Fenadados, a OLT-RJ tem uma acusação pronta, sempre respaldada por sindicalistas de outros estados, tentando distorcer fatos e gerar desconfiança. Mas como mentira tem perna curta, não é difícil desconstruir as falácias, meias verdades e mentiras desse grupo.

Organização dos trabalhadores nos locais de trabalho
O mais recente bla bla bla surgiu na assembleia do dia 4 de junho, no Andaraí, quando a OLT e o Sindicato do Rio Grande do Sul (Sindppd-RS), acusaram a Fenadados e os sindicatos filiados de querer retirar a autonomia das OLTs. Acusação absurda, pois o que se pretende é – única e exclusivamente – democratizar o processo eleitoral da Organização por Local de Trabalho dos trabalhadores e trabalhadoras do Serpro, incluindo os sindicatos no processo de organização das eleições. Tanto é que a cláusula foi aprovada na Plenária Estadual de montagem da pré-pauta do Rio de Janeiro, com voto de integrante da OLT e referendada nacionalmente por todos os estados presentes na Plenária Nacional da Fenadados.

Essa prática de inclusão do sindicato na organização do processo eleitoral das OLTs já é exercida em outros estados e – pasmem! – entre eles está o Rio Grande do Sul, aquele que manda representante para criticar o Sindpd-RJ e a Fenadados…

O Estatuto do Sindicato do Rio Grande do Sul não nos deixa mentir, pois em sua Cláusula 55, está determinado que a organização dos trabalhadores em seus locais de trabalho tem o acompanhamento dos demais órgãos da entidade (sindicato) e têm, obrigatoriamente, que ser sindicalizados ao Sindppd-RS.

Aliás, na eleição da Comissão de Trabalhadores da Procergs (Empresa de Processamento de Dados do Rio Grande do Sul), um dos diretores do Sindppd-RS compunha a comissão eleitoral. Fica a pergunta: este diretor era pelo menos do Procergs?

Mas tem mais: a intromissão do Sindppd-RS na organização dos trabalhadores é tanta, que no Acordo Coletivo de Trabalho da Procergs está previsto, na cláusula 87, o seguinte: “Fica assegurada a eleição direta de até 16 (dezesseis) representantes dos empregados, sendo 8 (oito) titulares e 8 (oito) suplentes, indicados pelo SINDPPD/RS, com o objetivo específico de promover o entendimento direto entre os representados e a Empresa, nos moldes do art. 11 da Constituição Federal. Essa representação se dará através da Diretoria da Empresa”.

Ou seja, eles vêm ao Rio de Janeiro pregando que seja feito aqui o que eles não fazem lá… e a OLT-RJ SABE DISSO e É A FAVOR ou, no mínimo, CONTA COM ISSO A SEU FAVOR ?!?!?!?!

Procuração à Fenadados para negociações da Campanha Salarial
Outra balela que a OLT-RJ espalha entre os trabalhadores, insuflada por dirigentes de outros sindicatos, entre eles o Rio Grande do Sul, é sobre a procuração à Fenadados para as negociações e assinatura do Acordo Coletivo de Trabalho.

Em primeiro lugar é sempre bom reafirmar que o Tribunal Superior do Trabalho já deu parecer sobre o assunto: sindicato filiado à Fenadados não precisa passar procuração, pois a Federação é a única entidade nacional representativa dos trabalhadores e trabalhadoras do setor de TI.

Em segundo lugar, é mentira que a Fenadados e os sindicatos filiados tenham impedido os sindicatos não filiados de participar das negociações. O que a Federação fez foi pedir o que a Lei determina: 1) a procuração dos não filiados e 2) que os sindicatos filiados e aqueles que não forem filiados, mas tenham passado procuração, enviem os representantes que participarão das negociações para as pré-mesas, mesas, pós-mesas e Comandos Nacionais de Campanha Salarial (conforme aprovado na Plenária Nacional de Campanha Salarial), pois essa integração entre todos os atores do processo negocial é a base para que se tenha uma representatividade unida nas mesas de negociação.

Por fim, é bom que fique claro que o Sindppd-RS questiona a entrega da procuração apenas para as campanhas salariais do Serpro e da Dataprev, que envolvem muitos trabalhadores. Para a campanha da Datamec, a procuração é fornecida e um representante do Sindppd-RS participa dos comandos nacionais e das mesas de negociação da Fenadados.

Essas mentiras propagadas pela OLT-RJ têm o objetivo claro de confundir os trabalhadores e trabalhadoras. O que esse grupo procura é espaço para suas ideias e atividades político-partidárias. Se houvesse real intenção de defender a categoria, não haveria tanto bla bla bla!