A quem interessa o esvaziamento da IplanRio?

A representação dos trabalhadores e trabalhadoras da IplanRio (Sindpd-RJ e OLT) registrou durante a 4ª mesa de negociação da Campanha Salarial 2012/2013, sua preocupação com o sucateamento da empresa, que vem empregando políticas de desvalorização dos trabalhadores.

O cenário que se apresenta é de esvaziamento do quadro técnico, uma vez que, em virtude de baixos salários, muitos dos trabalhadores concursados da IplanRio têm deixado a empresa em busca de melhores horizontes profissionais. Para que se tenha ideia, informações chegadas ao Sindicato dão conta de que, “nos últimos quatro anos, desde o último concurso, foi observada a queda no quadro de pessoal de, no mínimo, 20 por cento, já considerando os eventuais convocados do concurso”.

É importante lembrar que os trabalhadores da IplanRio representam mão de obra valiosa, tendo em vista a importância da Tecnologia da Informação para a gestão do município. Nada mais justo, portanto, que valorizar os profissionais que alavancam os processos de Informação, tão importantes num projeto efetivamente progressista e moderno.

Essa política de Recursos Humanos foi instalada na IplanRio de alguns anos para cá. Antes disso, os salários e benefícios praticados pela empresa eram compatíveis, por exemplo, com a Dataprev e o Serpro. Hoje estão muito aquém dessas estatais. Se esse quadro não sofrer modificação a tendência é o esvaziamento da IplanRio, pois seus empregados estão sobrecarregados, ganhando pouco e desmotivados. O reflexo disso é a deterioração da qualidade dos serviços municipais ao cidadão!

Diante dessa triste realidade, só resta uma pergunta a fazer: A quem interessa o esvaziamento da IplanRio?