Fenadados promove debate na fisl13

A Fenadados é uma das patrocinadoras da 13ª edição do Fórum Internacional Software Livre (fisl13), que ocorre de 25 a 28 de julho de 2012, no Centro de Eventos da PUC/RS, em Porto Alegre (RS). Além de montar um estande, a Federação promoverá o painel Inclusão Tecnológica, Sustentabilidade e Trabalho no dia 26, às 10h, na sala A-40.

O painel vai tratar de questões fundamentais para o desenvolvimento sustentável do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), promovendo a inclusão tecnológica de milhares de brasileiros e o fortalecimento dos trabalhadores e trabalhadoras do segmento. Participam do debate a secretária de Meio Ambiente da Fenadados, Socorro Lago; e os acadêmicos Cláudio dos Santos, Anderson Lobato, Paulo Santarém e Sávio Lobato, que é consultor jurídico da Federação.

Estande
O estande da Fenadados funcionará durante os três dias de fisl13. Quem visitá-lo, poderá conhecer os projetos da categoria do setor e se informar sobre as campanhas salariais dos trabalhadores e trabalhadoras em empresas de TIC, públicas e privadas, com atuação nacional, estadual ou municipal.

No estande, o trabalhador e a trabalhadora do setor também poderá tirar dúvidas sobre questões trabalhistas, por meio de plantão de atendimento. Além disso, ainda pode concorrer a brindes, se preencher um cadastro e curtir a página da Fenadados no Facebook ou passar a seguir o @fenadados, no Twitter.

Painel Inclusão Tecnológica, Sustentabilidade e Trabalho
Quando: 26/7/12, às 10h
Onde: Sl. 40-A, Centro de Eventos da PUC/RS, Porto Alegre (RS)
Capacidade: 110 pessoas
Ementa: O objetivo do painel é tratar sobre os temas do meio ambiente do trabalho; Constituição; direitos sociais; cidadania e liberdade profissional; propriedade intelectual; e marco civil regulatório da internet. A reflexão sobre estas questões é essencial para o desenvolvimento tecnológico com sustentabilidade, contribuindo para a inclusão social e o respeito aos direitos humanos nas relações de trabalho.

Palestrantes:
Socorro Lago – Diretora do SindPD-MA e, na Fenadados, de Meio Ambiente. É formada em Assistência Social (UFMA) e tem especialização em Administração e Planejamento de Projetos Sociais (Instituto Aleixo/MG). Atualmente, cursa pós-graduação em Políticas Públicas.

Cláudio Pereira dos Santos Neto – Advogado nos tribunais superiores em Brasília; professor da Universidade Federal Fluminense; Mestre e Doutor em Direito (UERJ).

Anderson O. Cavalcante Lobato – Professor de Direito da Universidade Federal de Rio Grande; Mestre e Doutor em Direito Público (Université de Sciences Sociales de Toulouse); Pós-Doutorado (2004) pelo Institut des Hautes Études de lAmérique Latina da Univerisdade de Paris III.

Paulo Rená da Silva Santarém – Pesquisador do Centro de Tecnologia e Sociedade da Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas; Mestre em Direito, Estado e Constituição (UnB), com a dissertação “Direito Achado na Rede: a emergência do acesso à Internet como direito fundamental no Brasil”. Atuou na Secretaria de Assuntos Legislativos do Ministério da Justiça, onde foi gestor do projeto de elaboração coletiva do anteprojeto de lei do Marco Civil da Internet no Brasil. Integra os grupos de pesquisa Cultura Digital & Democracia e Direito Achado na Rua da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília-UnB.

Marthius Sávio Cavalcante Lobato – Advogado nos tribunais superiores em Brasília; Consultor Jurídico da Fenadados; Prof. Mestre e Doutor em Direito, Estado e Constituição (UnB).

O que é a Fenadados
Desde 1989, a Fenadados representa a categoria e tem sido protagonista nos debates pelo fortalecimento do segmento de TI e TICs. Foi constituída para fins de estudo, organização, coordenação, proteção e representação legal da categoria. Como entidade orgânica à Central Única dos Trabalhadores – CUT, é regida pelos seus princípios e normas.

São associados à Fenadados entidades sindicais e pessoas físicas. Em nível nacional, a Fenadados faz a negociação salarial dos trabalhadores e trabalhadoras das empresas Cobra Tecnologia, Datamec, Dataprev e Serpro.

Com informações da Fenadados