Datasus: Ministério do Planejamento não assume compromisso formal com servidores – estado de greve permanece

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) insiste em enrolar os servidores públicos. Em reunião realizada no dia 18 de julho, a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT/MPOG), se restringiu a citar a possibilidade de atender às reivindicações da categoria.

A representação da SRT informou que fez uma projeção de reajuste para os servidores que integram o PGPE, a CPST e carreiras correlatas no valor de R$ 10 bilhões, usando como base para cálculo a tabela da Lei 12.277/10 para o nível superior e as tabelas do INEP/FNDE para os níveis intermediário e auxiliar, mas não garantiu nada. O secretário Sérgio Mendonça deixou claro que, até o momento, não há consenso dentro do governo sobre a questão. Portanto, os servidores devem permanecer mobilizados e em greve, pois não há nada de concreto por parte do governo.

Para continuar as negociações, o governo agendou duas novas reuniões: uma no dia 31 de julho, para tratar da extensão da Lei 12.277/10 e outra no dia 9 de agosto, para tratar dos benefícios. Os servidores querem a antecipação dessas datas e, para isso, devem intensificar a greve em todos os estados.

Na Plenária realizada pela Condsef no dia 19/07, os servidores decidiram pela continuação e intensificação do movimento grevista, até que o MPOG atenda as reivindicações. Serão realizados atos nos dias 31 de julho e passeata com plenária nos dias 9 e 10 de agosto.