Diretor do Datasus concorda que cortes de ponto executados pelo NERJ são ilegítimos

Após longa procura pelo diretor do Datasus que se encontrava no Rio de Janeiro deste ontem (01/08), as representações sindicais conseguiram localizar o sr. Gadelha em um hotel da cidade, onde foi possível realizar uma reunião para tratar do corte do ponto dos servidores grevistas.

A reunião ocorreu por volta das 13h30m de hoje, e o assunto principal foi o Corte de Ponto das paralisações no Datasus-RJ. As representações denunciaram os desmandos da Sra. Maria de Fátima Matheus, do Núcleo Regional do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (NERJ), que solicitou aos gerentes a relação dos servidores que aderiram ao movimento e pior: foi atendida prontamente por dois deles, que enviaram a relação ocasionando o corte do ponto destes servidores.

É importante deixar claro que a questão destes cortes de ponto é de natureza institucional. Se o Datasus tem um Diretor, ele é o responsável por todo e qualquer corte ou não de ponto, e não o NERJ na pessoa da Sra. Maria de  Fátima Matheus que, arbitrariamente, executou sumariamente o corte de ponto dos servidores, sem autorização do Diretor e sem aguardar o Julgamento da Greve.

Diante dessa argumentação o Sr. Gadelha, legítimo diretor do Datasus, entendeu a ilegitimidade do corte e se prontificou a falar com o Subsecretário de Assuntos Administrativos (SAA/SE/MS), Sr. Marcos Damasceno, sobre os desmandos do NERJ na pessoa da Sra. Maria Fátima Matheus.

Ficou acertado que será realizada uma reunião, o mais rápido possível, para tratarmos destes assuntos e, principalmente, sobre o papel do Datasus como Departamento de Informática  do SUS ligado à SGEP (Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde).