Servidores do Datasus fazem paralisação e passeata no dia 31/07

Os servidores do Ministério da Saúde no prédio da rua México, 128, entre eles os companheiros do Datasus, fizeram paralisação no dia 31/07. A adesão só não foi maior porque alguns empregados se sentiram aterrorizados com a pressão feita pela coordenadora Fátima Matheus, que ameaçou de corte nos pontos, principalmente àqueles que se encontram em estágio probatório.

Os representantes dos sindicatos Sindpd-RJ, Sintrasef-RJ e Sindsprev-RJ foram nas salas convocar os servidores que entraram, e ouviu dos funcionários que eles foram avisados de que se aderissem seriam descontados sumariamente. A representação dos sindicatos explicou que os gestores não podem descontar qualquer greve ou paralisação sem que esta seja declarada Legal ou Ilegal pela justiça, e que os responsáveis pela Gestão de Pessoas no MS do Rio de Janeiro estão tomando a iniciativa por conta própria, ignorando a legislação trabalhista, que rege o direito de greve.

Somente depois dos esclarecimentos feitos pela representação sindical alguns servidores saíram de suas salas e participaram da passeata que saiu às 11 horas da Candelária em sentido à Cinelândia, para pressionar o governo.

É importante denunciar que, pela manhã, alguém no prédio do Ministério da Saúde chamou a Polícia Militar, alegando que haveria truculência nos piquetes. A manobra antidemocrática de chamar a polícia para lidar com trabalhador não deu certo, pois, após ouvirem os esclarecimentos das representações sindicais, os policiais não impediram a continuidade do movimento paredista.