Datasus: Trabalhadores decidem continuar em estado de greve

Na assembleia que ocorreu hoje (07), às 11 horas, no Datasus, foi aprovada a continuação do estado de greve e a participação dos servidores na passeata do dia 9 de agosto, com concentração às 10 horas na Candelária, e saída às 11 horas, em direção à Cinelândia. A partir das 15 horas do mesmo dia haverá realização de Plenária do Sintrasef para discutir a semana de atividades que acontecerá em Brasília, do dia 13 ao dia 17 de agosto.

A mesa de negociação entre a Condsef e o MPOG está marcada para o dia 13 de agosto, mas, devido ao governo sempre mudar estas datas, a Condsef realizará atividades com acampamento durante toda a semana do dia 13 ao dia 17 de agosto.

O Sindicato informou aos trabalhadores que o Sintrasef-RJ entrou com um mandado de segurança, na Justiça Federal de Brasília, contra o corte no ponto dos servidores durante as paralisações no Datasus, cujo número é 38151-35.2012.4.01.3400.

Irregularidade no corte do ponto dos servidores do Datasus

No entendimento do Sindpd-RJ e também do diretor Gadelha, o Núcleo Regional do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (NERJ) não poderia enviar solicitação de lista de grevistas a nenhum gerente e, sim, ao diretor do Datasus. Portanto, este desconto só poderia ter ocorrido se este autorizasse e se a greve tivesse sido julgada ilegal. Por outro lado, na próxima reunião entre a Condsef e as demais entidades representativas dos servidores públicos com o MPOG, no dia 13 de agosto, estará incluído na pauta de negociações o item relativo aos descontos dos grevistas, além da adequação destes servidores à tabela salarial da Lei 12.277.

Os servidores debateram também acerca da instituição Datasus e como, ao longo dos anos, os gestores que estiveram na direção sucatearam este órgão, inclusive com a terceirização elevada de funcionários e não a de serviços, como prevê a lei de terceirização nos órgãos públicos.

A categoria registrou a compra de pacotes de software superfaturados, que em sua maioria não serviram para os objetivos do Datasus, tendo sempre os servidores capacitados do órgão terminado as demandas estabelecidas pelo governo em relação ao SUS e ao Datasus.

Foi aprovada pela assembleia uma reunião urgente com o Diretor do Datasus e todo o Corpo Funcional do Rio de Janeiro, e, se não for possível, uma reunião em Brasília ou no Rio com apenas as representações sindicais e alguns servidores conhecedores do funcionamento de sua área de trabalho. Se nada disso for possível, invadiremos a sala do Diretor aqui ou em Brasília para conseguirmos nosso intento!