Sindpd-RJ participa de reunião com diretor do Datasus

No dia 17 de agosto (sexta-feira) o Sindpd-RJ participou, representado pelos diretores Edna Rosa e André Pimentel, ao lado de  alguns servidores, da reunião com o diretor do Datasus Augusto Cesar Gadelha, para tratar de pendências do Departamento no Rio de Janeiro.

Na reunião foi questionado o motivo do Datasus não assumir as atividades de Tecnologia da Informação (TI) do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro (Nerj) e DGH, conforme o decreto 7530 de 21 de julho de 2011, e Gadelha respondeu que não existe a possibilidade desta ocorrer neste momento. Outra questão que foi cobrada diz respeito à renovação do contrato de manutenção da Sala Cofre que vence no final deste ano, e, se ocorrer o vencimento, toda a rede do SUS e Datasus poderá ficar fora do ar. O diretor respondeu que solicita que a licitação seja feita por Brasília e que hoje (20/08) providenciará a licitação.
Os servidores que participaram da reunião cobraram a presença do coordenador de Desenvolvimento e sua integração no corpo funcional do Rio de Janeiro, seja na distribuição de demandas, de sistemas a serem desenvolvidos, de manutenção ou que ele determine algum servidor do Rio para ser seu substituto na sua ausência. Gadelha disse que conversará com o coordenador.

Foi questionado, também, o motivo de treinar terceirizados para o Barramento se o contrato destes mudará no final do ano e praticamente vai ser um gasto desnecessário, pois o ideal seria colocar servidores para executar estas tarefas. E pediram então novos servidores para a produção, mesmo que fossem cedidos de outros ministérios.

Corte do Ponto

Gadelha afirmou que o Nerj não poderia efetuar o desconto por uma relação enviada por gerentes, mas, sim, após o envio da folha de ponto. Foi dito por um dos gerentes presentes que o Nerj solicitou, na ocasião das paralisações, uma relação dos servidores que não trabalharam naqueles dias e a enviou sem saber quem estava no movimento paredista ou estava de licença ou férias. Por este motivo todos da relação foram descontados. Outro fato grave é que o Nerj não quer ficar com as folhas de ponto, sendo estas guardadas na gerência, mas sim solicita apenas uma relação de ocorrências feita por eles. O diretor respondeu que não tinha conhecimento de que o Nerj não estava guardando as folhas de ponto dos servidores do Datasus, o que tornava mais grave o desconto dos dias parados e seria este o principal assunto que iria discutir com o Damasceno da SAA. No mesmo assunto, os servidores sugeriram que fossem devolvidos os dias descontados das paralisações devido às irregularidades praticadas pelo Nerj, descontando apenas de alguns servidores e de outros que também participaram, porém do movimento paredista não.

Prescrição Quinquenal

O Sindpd-RJ solicitou que Gadelha fizesse uma intervenção no  processo da Prescrição Quinquenal que se arrasta desde o ano passado e que agora se encontra na Coordenação de Legislação de Pessoal (Colep). O diretor respondeu que iria falar sobre esta demora com a coordenadora Heloisa Marcolino, e o Sindicato ficou responsável por enviar o número do processo com as devidas explicações sobre o assunto, através de e-mail ou oficio.

Por último, foi pedida a realização de oficinas entre as coordenações para se discutir sobre o Datasus e suas demandas, e mais tarde realizar um seminário. Gadelha  afirmou que isto seria possível e que iria conversar com seus coordenadores sobres este assunto.