Representações dos trabalhadores pedem seminário para debate e deliberações sobre a Geap

A diretora da Fenadados e do Sindpd-RJ Ivonete Truda participou, no dia 16 de agosto, de reunião ocorrida no Auditório do Escritório da CUT Nacional, em Brasília, para tratar de assuntos relativos à Geap.

No encontro, que reuniu o Coordenador do Setor Público da CUT Nacional, Pedro Armengol, Júlia Nogueira, da Sec. de Combate ao Racismo e dirigentes da Fenadados, Sindsprev, Sintsprev, Fenasp e CNTSS, foi apresentado às representações o atual quadro da Geap, que presta assistência médica a mais de 600 mil pessoas, com reclamações quanto ao baixo número de hospitais e centros médicos para atendimentos, entre outras irregularidades apontadas, fatos que levaram a Agência Nacional de Saúde (ANS) a abrir um processo em julho/2012, para fiscalizar as contas do plano de saúde. Entre os problemas encontrados, a ANS identificou um déficit de R$ 151 milhões nos valores que a Geap deveria ter em caixa.

Esse quadro fica ainda mais preocupante diante da nomeação do atual diretor executivo da Geap, Paulo Eduardo de Paiva Gomes da Silva, que, segundo informações, foi afastado do mesmo cargo na regional do Correio na Paraíba, por infrações cometidas entre 2010 e setembro de 2011, entre elas a elevação injustificada de gastos com órteses, próteses e materiais especiais, aumento das mensalidades, dívidas altas, déficit na receita, proibição da AGU para fazer novos convênios entre outras;

Para tentar debater, entender e apontar caminhos para a solução dos problemas que os trabalhadores encontram na Geap, os presentes propuseram a realização de um seminário nos dias 11 e 12 de setembro de 2012, com a presença de representantes de entidades sindicais, federações, assessorias jurídicas, Geap, Dieese e do governo. O objetivo é obter um ponto de partida para as negociações gerais, inclusive as financeiras. Foi formada uma comissão organizadora composta por CUT, CNTSS, Fenasp, Condsef e Fenadados.