Entidades sindicais realizam fórum em defesa da GEAP

Ocorre nos dias 11 e 12 de setembro, em Brasília, o Fórum das Entidades em Defesa da GEAP. O evento será promovido pela Cut, CNTSS/Cut, Fenadados, Sindpd-RJ, Sindsprev-PB e Sintsprev-MA. O objetivo é encontrar conjuntamente soluções para reverter o sucateamento da Geap.

A Geap presta assistência médica a mais de 600 mil pessoas. Muitos usuários reclamam do baixo número de hospitais e centros médicos para atendimentos. Além disso, entre as irregularidades, a ANS – Agência Nacional de Saúde Suplmentar abriu processo em julho/2012 para fiscalizar as contas do plano de saúde, e identificou um déficit de R$ 151 milhões nos valores que a Geap deveria ter em caixa.

Programação
Na última semana, representantes das entidades sindicais se reuniram para discutir a programação do evento. A Federação foi representada pela diretora Ivonete Truda. O grupo decidiu que os participantes discutirão sobre a criação da Geap; questões jurídicas; problemas financeiros; política da fundação; percentual de participação financeira; avaliação dos serviços prestados; pecúlio; alternativas propostas pelo governo; papel do governo e a responsabilidade na saúde suplementar; e governo x Geap.

Também ficou definido o público-alvo do evento: entidades nacionais sindicais na base Geap (Cut, CNTSS, Fenadados, Fenasps, Condsef, Fasubra, ANDES, Fenapef). Além disso, também serão convidados o representantes do Dieese, Ministério do Planejamento e da própria Geap.

Cada entidade sindical terá direito a cinco vagas, além das assessorias jurídicas. Também arcará com os custos de hospedagem e alimentação dos participantes que enviarem para o evento. Os custos estruturais do fórum (aluguel de salão, coffee break etc.) serão de responsabilidade da Cut Nacional.

Com informações da Fenadados