Ex-coordenadora de Comunicação da Dataprev é condenada pelo TCU

A ex-coordenadora de Comunicação da Dataprev e braço direito do presidente da empresa, Rodrigo Assumpção, responde a processo no Tribunal de Contas da União (TCU), para que recolha aos cofres públicos dinheiro do povo usado indevidamente. Rachel recorreu da sentença, e aguarda nova decisão do TCU.

O processo movido contra Rachel data de 2009, e diz respeito a uso indevido de verbas, o que originou, conforme relatório do TCU, em “tomada de contas especial instaurada pelo Ministério da Cultura em face da omissão no dever de prestar contas em relação ao Convênio nº 96/2005, celebrado em 22/4/2005 entre a União, por intermédio do órgão mencionado, e o Instituto Arte Sustento – Planejamento Sócio Artístico Cultural, com a finalidade de apoiar o Projeto Tradução e Tecnologia no Vale do Ribeirinha – Uma Alternativa para a Inclusão”.

Mesmo sob suspeita de irregularidades, Rachel Quintiliano atuava na coordenação de Comunicação na qualidade de “cargo de confiança” do presidente da empresa, e é lembrada, pelos trabalhadores e trabalhadoras, como aquela que mandava fotografar os movimentos reivindicatórios para utilizar as imagens não só na Justiça para garantir liminares contra greves, como para pressionar o corpo funcional com ameaças veladas, espalhando o terror aos moldes de governos ditatoriais e gestores neoliberais.

A saída de Rachel do quadro de contratados da Dataprev nunca foi bem explicada, embora tenha sido muito bem recebida pelos trabalhadores e trabalhadoras. A diretoria do Sindpd-RJ acompanha atentamente o desenrolar do processo do TCU, e, uma vez que fique comprovada definitivamente a responsabilidade de Rachel no mau uso de dinheiro público, interpelará Rodrigo Assumpção para que explique os critérios que usa para trazer seus indicados para postos de comando da empresa que ajudamos a construir com o suor do nosso trabalho honesto!

Leia o relatório completo do TCU (documento público, baixado do portal do Tribunal http://portal2.tcu.gov.br/TCU)