Sindicato se reúne com a Tivit Terceirização de Processos, Serviços e Tecnologia S/A para reivindicar direitos dos trabalhadores

O Sindpd-RJ se reuniu com representantes da Tivit no dia 24 de outubro, em São Paulo, com o objetivo de tratar de informações tais como desconto de mais de 1% benefícios indiretos, salários diferentes para funções iguais e sobreaviso.

Durante a reunião a Tivit, embora concorde em manter aberto o diálogo e as negociações com o Sindicato, alegou que vem cumprindo o que determina a Convenção Coletiva de Trabalho, dando as seguintes explicações:

Vale Refeição – a empresa reconhece que houve problemas, e informa que na primeira quinzena de outubro foram feitos os créditos devidos para regularizar a situação.

Benefícios indiretos – a representação patronal alega que fornece um pacote de benefícios composto por plano de saúde, inclusive para dependentes; auxílio creche; assistência odontológica; auxílio formação; seguro de vida; e transporte para horários especiais. Com isso, a direção da empresa entende que está agindo de acordo com o que determina a Convenção Coletiva de Trabalho, pois ela acredita que pode praticar percentuais diferenciados fazendo acordo direto com os funcionários.

A representação do Sindpd-RJ não concorda com a prática de acordos diretos com o funcionário e, diante do impasse, propôs que seja firmado um Acordo Coletivo de Trabalho específico para os funcionários da empresa. A Tivit concordou em reavaliar a situação e manter o processo negocial. Ficou agendada para o dia 3 de dezembro uma próxima reunião para tratar do assunto.

Equiparação salarial – A empresa afirma que desconhece que haja tratamento diferente para trabalhadores em cargos ou funções iguais. Para resolver quaisquer possíveis erros de enquadramento, a Tivit solicita que sejam informados pontualmente quais são os casos detectados e promete corrigir os erros que porventura sejam apontados.

Sobreaviso – A empresa afirma que desconhece a existência de sobreaviso e pede que sejam apontados pontualmente todos os casos denunciados, para que sejam corrigidos eventuais erros.

OLT – A empresa afirma que não tem nada contra a implantação da Organização por Local de Trabalho, de acordo com o que determina a Convenção Coletiva de Trabalho.

Participaram da reunião, representando a Tivit, o negociador sindical Cláudio Arjona; a gerente de Recursos Humanos Fernanda Farinha; o diretor de Operação Henrique Bassi; e as advogadas Sílvia Dantas e Ismênia Castro. Representaram o Sindpd-RJ as diretoras Neliana Soares e Tereza Barrocas, e o assessor jurídico Ricardo Basile.

Nas semanas seguintes o sindicato estará na porta da empresa para tirar qualquer dúvida do trabalhador.