Dataprev continua debate sobre pendências

Ocorreu nesta terça-feira, 29/1, na sede da Fenadados, em Brasília (DF), a segunda reunião com a Dataprev sobre PLR 2012 e 2013; PCS; GVR; SISGF; e reestruturação. Clique aqui e veja a ata da reunião

Reestruturação

A representação da empresa fez uma apresentação sobre as mudanças organizacionais que está implementando (clique aqui e veja o arquivo PPT sobre a reestruturação).

A representação dos trabalhadores reiterou a necessidade da empregabilidade com a manutenção de todos os trabalhadores envolvidos nesse processo. Também é necessário o incentivo à qualificação e capacitação independentemente do cargo e/ou função exercido pelo trabalhador.

A Dataprev garantiu a manutenção dos serviços para os/as trabalhadores/as comprometidos com o novo modelo de reestruturação. Quanto à qualificação e capacitarão, a verba para execução já está prevista no Plano de Ação da empresa para o ano de 2013.

PLR 2012 e 2013

A Dataprev entregou, ontem, a terceira via que faltava para a Fenadados assinar o acordo da PLR 2012. As outras duas vias foram entregues no dia 9/1, quando ocorreu a primeira reunião do ano entre trabalhadores/as e empresa.

A empresa se comprometeu a apresentar, até o carnaval, a proposta do PPLR 2013. A representação dos trabalhadores reiterou sua preocupação com os prazos, uma vez que é preciso realizar a negociação entre as partes antes de o programa ser entregue ao DEST.

PCS e GVR

A DATAPREV entregou na tarde desta terça-feira documentos com as regras de aplicação da GVR e do PCS. A documentação foi solicitada pela representação dos/as trabalhadores/as a fim de compreender melhor os dois temas, e propor avanços. Os documentos serão encaminhados para os sindicatos.

Na reunião de ontem, a representação dos/as trabalhadores/as reforçou sua proposta de eliminar os indicadores PMDFT e PMDFTI como referência da GVR e PLR, bem como a necessidade de haver igualdade entre todos/as os/as trabalhadores/as no processo de progressão funcional.

A empresa disse que está aberta ao diálogo e aceita negociar alterações nas regras.

GEAP

A representação dos/as trabalhadores/as também voltou a cobrar o aumento da participação da empresa nos custeios da GEAP. Os/as empregados/as querem pelo menos que a DATAPREV pague 50% dos custos do plano de saúde.

A representação da Dataprev diz que não tem autorização para aumentar sua participação e aguarda instruções do Governo Federal, que discute se os/as trabalhadores/as da DATAPREV serão beneficiados pela Portaria 625/12, do Ministério do Planejamento (MPOG). A portaria aumentou a participação da União nos custeios da assistência à saúde suplementar do servidor da Administração Pública Federal. O que se discute é se os/as empregados/as da DATAPREV são ou não contemplados pela determinação do MPOG.

A empresa ficou devendo a entrega de estudo sobre o impacto do aumento das mensalidades do plano de saúde sobre os/as trabalhadores/as. Entretanto, por amostragem, a DATAPREV já assumiu em mesa que grande parte dos/as empregados/as foram afetados negativamente.

SISGF

O debate sobre o SISGF foi proposto pela empresa na reunião do dia 09/01/2013. A Dataprev quer realizar um acordo específico para o ponto eletrônico.

Na reunião desta terça, a Representação dos Trabalhadores defendeu o ponto por exceção, entretanto, a Dataprev inicialmente colocou problemas jurídicos para a sua aplicação.

Fonte: Fenadados