Tivit teima em ignorar as tentativas de diálogo com a representação dos trabalhadores

Os trabalhadores da Tivit estão insatisfeitos com os benefícios que a empresa concede, além de reclamarem da existência, em vários setores, de diferenças de salários com trabalhadores exercendo a mesma função. Essas são constatações obtidas através da tabulação da Enquete realizada com a categoria.

Diante destes fatos, a diretoria do Sindpd-RJ solicitou à Tivit o adiantamento da reunião prevista para ocorrer na primeira semana de março, e recebeu como resposta um lacônico “verificar uma data para a reunião”. De lá para cá, no entanto, a política da empresa é a do silêncio… É importante lembrar que esta reunião foi solicitada pela própria Tivit no último encontro realizado na sede do Sindpd-RJ.

Sem resposta objetiva da Tivit, o Sindicato encaminhou, no dia 29/01, ofício à Petrobras, empresa contratante da Tivit, solicitando uma reunião para tratar dos assuntos apurados na enquete. Além do ofício encaminhado à Petrobras, foi encaminhado também, no dia 30/01, ofício à ouvidoria da Petrobras. Veja abaixo a resposta da ouvidoria da estatal:

“Prezado(a),

Acusamos o recebimento de sua mensagem, que foi devidamente protocolada em nossos registros sob o número 0619/2013.

Todavia, os fatos levantados por esse Sindicato envolvem necessariamente a escuta direta dos que tenham sido afetados pelas ações descritas, o que impede que tratemos demandas comunicadas por terceiros.

Vale ressaltar que a articulação direta com os diretamentes interessados é o que viabiliza o aprofundamento das questões para que se dê consistência e rastreabilidade à denúncia.

Neste sentido, solicitamos que os autores da denúncia entrem em contato direto com a Ouvidoria Geral, através das seguintes possibilidades:

Por e-mail: ouvidoria@petrobras.com.br
Por telefone: 0800 28 28 28 0
Por fax: (21) 3224-8189
Pessoalmente ou por carta: Av. República do Chile, 65 – 11º andar, ala 1101- Centro – Rio de Janeiro – CEP 20031-912
Internet: Link para site da Ouvidoria Geral incluído na página eletrônica da Petrobras: www.petrobras.com.br

Por fim, caso os autores da denúncia entrem em contato direto com esta Ouvidoria, solicitamos a identificação dos mesmos com nome completo, telefone, CPF, matrícula e lotação para fins de Ouvidoria. Solicitamos ainda que seja encaminhada a documentação referente ao descumprindo da Convenção de Trabalho da categoria profissional dos seus empregados, (Contrato de Informática), citado por você no documento abaixo, visando agilizar a comprovação do alegado.

Sendo o que nos cabe no momento, permanecemos à disposição para futuros contatos. Atenciosamente, Ouvidoria Geral da Petrobras”

Resposta da Petrobras referente ao ofício encaminhado

Até o dia 07 de fevereiro a diretoria do Sindicato não tinha recebido nenhum posicionamento da Petrobras quanto ao ofício encaminhado. Com isso, foi feito contato pelas diretoras Neliana Soares e Tereza Cristina para saber o posicionamento quanto ao assunto encaminhado. A resposta informal dá conta que o ofício estava sendo avaliado e que, após a avaliação, a Petrobras iria se posicionar formalmente. No dia 21/02 finalmente chegou uma resposta formal através de e-mail da Petrobras, convidando o Sindicato para participar de uma reunião no dia 26/02/2013, às 9 horas, para tratar do assunto. A reunião será realizada na Petrobras e estarão presentes o assessor jurídico do Sindicato Ricardo Basile, a diretora Tereza Cristina Barreto Barrocas e Neliana Soares.

Posicionamento da Tivit

Apesar do silêncio da Tivit, a diretoria do Sindicato enviou no dia 15/02, outro e-mail para a empresa, solicitando a confirmação quanto à reunião solicitada pela própria empresa, que estava prevista para ocorrer na primeira semana de março. Mais uma vez a resposta da Tivit veio através do silêncio, numa demonstração de total desinteresse no processo negocial para melhorar as condições de vida e trabalho de seus funcionários. Leia abaixo o texto do e-mail enviado à Tivit:

“Sra. Fernanda, boa noite,

Na última reunião realizada na sede do sindicato para tratar de assuntos de interesse mútuo, foi acordado entre as partes, e por solicitação da própria empresa, uma mesa de negociação para a primeira semana de março.

Sendo assim, podemos nos reunir nas seguintes datas: 01/03/2013, 06/03/2013 e 08/03/2013.

Caso a data escolhida seja nos dias 01/03/2013 e 08/03/2013, poderemos nos reunir na sede do sindicato ou em São Paulo, no horário das 10:30h até 12:00h, caso seja no sindicato. Entretanto se for em São Paulo, fica a critério da empresa.

No dia 06/03/2013 podemos nos reunir apenas na sede do sindicato, que fica na Avenida Presidente Vargas, 502, 12º, andar das 15:30h até as 17:00h.

Solicitamos a confirmação da reunião até o dia 25/02/2013.”

O comportamento dos gestores da Tivit em todo esse processo beira o deboche, pois o que se deduz de suas ações (ou falta delas) é que essa empresa simplesmente vira as costas para o bem estar daqueles que garantem a produtividade da empresa.

Com ou sem resposta da Tivit o Sindicato irá se reunir com a Petrobras e tratar dos direitos dos trabalhadores. O ideal é que haja diálogo entre todas as partes, mas se uma delas se nega a negociar ou mesmo dialogar, só nos resta o caminho da ação sindical.