ANS intervém na Geap

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) decidiram intervir na Fundação de Seguridade Social (Geap), entidade fechada de previdência complementar que administra a maioria dos planos de saúde dos servidores federais.

O anúncio sobre a intervenção foi feito hoje (27/3). Representantes dos/as trabalhadores/as estavam reunidos em Brasília para discutir a decisão do STF, quando foram surpreendidos com a notícia. A reunião foi promovida pela CUT Nacional e a Fenadados foi representada pelo diretor Américo Santos.

Além da GEAP registrar rombo superior a R$ 300 milhões, a decisão da ANS e Previc foi tomada porque, na semana passada, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que apenas as quatro patrocinadoras originais da operadora (ministérios da Previdência e da Saúde, Dataprev e INSS – Instituto Nacional do Seguro Social) poderiam manter convênios com a entidade sem licitação pública.

A diretoria da operadora de convênios médicos foi afastada, inclusive os/as representantes eleitos pelos/as trabalhadores/as. Com isso, a entidade será submetida à direção fiscal. A ANS nomeará um técnico para comandar as finanças da Geap.

Mas de 200 mil trabalhadores podem ficar sem plano de saúde

A GEAP atendia a trabalhadores/as de 88 órgãos da Administração Pública Federal. A intervenção coloca em risco a assistência de saúde suplementar de mais de 200 mil servidores e suas famílias.

A Fenadados concorda que é preciso sanear as contas da GEAP, entretanto, é inadmissível que trabalhadores/as – na sua maioria maiores de 50 anos – corram o risco de ficar sem atendimento. Sabemos que os servidores nesta faixa etária não encontrarão as mesmas condições de atendimento nos planos de saúde privados, interessados apenas em prestar serviços para os servidores mais jovens por darem menos despesas.

A Fenadados, como representante dos/as trabalhadores/as da Dataprev, vai atuar em defesa da GEAP, de forma que a operadora se recupere financeiramente e possa oferecer os melhores planos de saúde suplementar, garantindo a qualidade de vida de milhares de pessoas que dedicaram anos de suas vidas ao serviço público.

Fonte: Fenadados