Datasus: MPOG cancela reuniões com a categoria e paralisa processo de negociações

O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão (MPOG) cancelou as reuniões sobre a negociação que busca equalização de tabelas salariais a partir da Lei 12.277/10, Prescrição Quinquenal e demandas pendentes dos servidores do Datasus, que estavam marcadas para ocorrer no dia 30 de abril, em Brasília. A representação dos trabalhadores só foi informada do cancelamento quando estava no aeroporto, a caminho da reunião.

Essa atitude do MPOG é uma demonstração de descaso total com a categoria, visto que não é a primeira vez que o Ministério do Planejamento cancela reuniões agendadas com a representação dos trabalhadores. Além disso, a Secretaria de Relações do Trabalho (SRT) não informou a agenda de reuniões que havia sido prometido fazer até o dia 26 de abril. Assim, seguem sem confirmação de agendas os servidores do FNDE, Inep, INPI, Inmetro, Instituto Evandro Chagas, Dnocs e Conselhos Federais.

Essa postura de cancelamento de reuniões e silêncio no agendamento de futuros encontros que dão continuidade ao processo de negociação é muito preocupante e demonstra que o MPOG só quer mesmo é enrolar a categoria quando usa a tática de “empurrar com a barriga” o processo de negociação.

Este é o momento de mobilização da categoria em torno de suas pautas de reivindicação, pois se depender do MPOG para marcar reuniões e dar continuidade às negociações, o máximo que os trabalhadores poderão esperar é o cancelamento delas ou o silêncio, como têm recebido. Chega! A categoria exige respeito!

Com informações da Condsef