Serpro: trabalhadores oficializam aprovação da PLR 2013

A representação dos/as trabalhadores/as e o Serpro realizaram a 2ª Mesa de Negociação da PLR 2013 nesta segunda-feira (17/6), em Brasília. Os representantes dos/as trabalhadores/as reivindicaram a reabertura da negociação da PLR 2012 – que não foi concluída –, sobretudo porque a empresa registrou lucro de aproximadamente R$ 65 milhões. Segundo o Serpro, não é possível distribuir o lucro de 2012 porque a empresa registrou déficit durante os dois anos anteriores – 2010 e 2011 –, e o lucro do ano passado pagaria os débitos do Serpro com os acionistas, neste caso o Governo Federal.

Clique aqui e leia a ata da reunião

Negociação prévia
A representação dos/as trabalhadores reivindicou que a negociação da PLR ocorra antes da apresentação da proposta ao DEST, como já ocorreu no passado. O Serpro se comprometeu a convocar a negociação da PLR 2014 assim que for notificado pelo órgão regulador.

PLR 2013
A representação dos/as trabalhadores/as informou ao Serpro que a proposta de PLR 2013 foi aprovada na maioria das assembleias estaduais. Para esta mesa de negociação, os/as trabalhadores/as também sugeriram melhorias para o programa.

A primeira questão dizia respeito aos impactos das faltas de greve na elegibilidade do/a trabalhador/a para receber a PLR. A empresa explicou que essas faltas são consideradas justificadas. Apenas aquelas entendidas como não-justificadas no sentido legal tornam o/a trabalhador/a inelegível.

Os/as trabalhadores também reivindicaram a redução das metas de 70% para 60%, com base no histórico de alcance das metas. A empresa disse que este é índice muito baixo, e dificilmente seria aceito pelo DEST.

Defenderam ainda que a PPLR seja uma composição de metas e resultados e pediram a retirada da exigência de cumprimento mínimo em termos de resultado.

​Fonte: Fenadados