Trabalhadores da Datamec farão paralisação de uma hora no dia 25/06

Nesta terça-feira, dia 25 de junho de 2013, haverá paralisação de 1 hora dos trabalhadores e trabalhadoras da Datamec, que ficarão na porta da empresa.

Chega de descaso, é nossa hora de dar uma resposta!

No dia 17 de junho foi realizada, em São Paulo, a segunda mesa de negociação da Campanha Salarial. O clima era de verdadeira tensão, pois a toda hora chegavam notícias de demissões nos Estados, principalmente Rio de Janeiro e Minas Gerais, indicando 35 no total. Isso colocou uma situação difícil na mesa, mas as representações sindicais responderam com firmeza e responsabilidade a esse ataque da Datamec.

O repúdio a essas demissões desnecessárias foi registrado, pelas representações dos trabalhadores, em ata, pois estamos vivendo um momento de recuperação financeira da empresa, com a renovação do contrato da Caixa Econômica Federal e a vitória na licitação de um novo. Por isso afirmamos que não iríamos homologar as demissões, abrindo exceção apenas para casos de solicitação do próprio trabalhador. Deixamos claro também que usaríamos todas as iniciativas possíveis — jurídica, política e sindical — para reverter esse quadro de desemprego em massa.

Empresa é desmascarada na mesa de negociação

Apesar da revolta demos prosseguimento à mesa, em consideração à categoria, para ver o que a empresa apresentaria de novo sobre a sua proposta anterior de 7,16% de reajuste salarial no salário e no tíquete. Foi quando caiu a máscara da Datamec, que se negou em dar continuidade à negociação, mostrando que não tem comprometimento com a Campanha Salarial e nenhum respeito pela categoria e sua representação sindical.

Datamec escamoteia pagamento da PLR

Também no que diz respeito à PLR a Datamec foi desmascarada. Em fevereiro, durante a mesa de negociação realizada em Salvador, os representantes da empresa afirmaram que o pagamento da PLR 2012 seguiria os mesmos parâmetros da de 2011.

Naquele momento, evidentemente, a empresa já tinha em mãos todos os dados necessários para medir o cumprimento de metas, o que nos levou a acreditar que estava tudo correto e que o pagamento seguiria o negociado. Infelizmente, mais uma vez a palavra dos representantes da empresa de nada valeu. Para surpresa de todos os trabalhadores e trabalhadoras a Datamec divulgou, no dia 8 de março, uma nota lacônica, em que informava que a meta de pedidos não tinha sido alcançada, o que diminuiu o valor a ser distribuído.

Nossa posição, mais uma vez, foi a de demonstrar nosso descontentamento, e manter a reivindicação de duas cartelas extras de tíquete para todos os trabalhadores e trabalhadoras da empresa.

Nossa resposta tem que ser com mobilização nacional!

Vivemos hoje uma grande demonstração de revolta, em todo o País, pelo descaso com o Transporte, a Saúde e a Educação. Através dessa luta, em algumas capitais já houve a redução da tarifa de ônibus, enquanto que no Rio de Janeiro e em São Paulo já se cogita o mesmo caminho. Essa é a mais clara demonstração de que a mobilização pode levar à vitória.

Em se tratando da Datamec, nossa realidade também é de grande descaso. Sofremos com um grande processo de demissão quando da perda do contrato com o Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, contrato esse rescindido pela situação criada há anos atrás pela petulância e incompetência da direção da empresa, que desencadeou uma animosidade de vários clientes com ela. Nosso plano de saúde vem a cada dia piorando e há mais de três anos essa direção nada resolveu a respeito.

Temos que seguir o exemplo do Brasil que se mobiliza! Vamos acordar, pois é hora de unirmos forças para reverter essa realidade de descaso e falta de respeito. Não sabemos até onde vão as demissões, mas temos certeza de que não podemos ficar parados. Afinal, se hoje é o colega do lado, amanhã pode ser você!

Temos que brigar pela garantia no emprego! Temos que exigir respeito e mostrar nosso valor! Cadê nosso reajuste, aumento no tíquete, plano de saúde digno e as cláusulas sociais? Está claro que, para alcançarmos isso nesse momento, só com luta.

É por tudo isso que convocamos todos para uma paralisação no dia 25 de junho, das 13h30m às 14h30m, com assembleias ao final para definir a continuidade da mobilização.

Todos juntos contra a arrogância e o descaso da direção da Datamec!