Sindpd-RJ no FISL 14

O Sindpd-RJ esteve presente na 14ª edição do Fórum Internacional de Software Livre (FISL) que acontece anualmente na cidade de Porto Alegre, RS, Brasil. Este fórum é considerado um dos maiores eventos do mundo na área porque proporciona discussões técnicas, políticas e sociais sobre software livre de forma integrada, e conta também com palestras, workshops, personalidades nacionais e internacionais e, claro, muita novidade e compartilhamento de ideias.

O primeiro dia de evento foi marcado pela assinatura do Governo do Rio Grande do Sul ao Protocolo ODF (Open Document Format), que tem como objetivo o fortalecimento da utilização dos formatos abertos de documentos. O documento proposto pela The Document Foundation (TDF) adota preferencialmente a utilização dos formatos abertos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos no âmbito dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

Em entrevista ao Sindpd-RJ, o Secretário-Geral do Governo do Rio Grande do Sul declarou ser de suma importância a assinatura deste documento, pois afirma a liberdade e a democratização da tecnologia, que dá sequência à Lei Estadual 14009/2012.

A utilização do padrão aberto é fundamental para a possibilidade de plena implementação e disseminação do software livre, como o LibreOffice e o OpenOffice, já que garante a transferência de arquivos pelos diferentes programas e sistemas operacionais, garantindo um mercado mais amplo e democrático, não monopolizado por padrões fechados.

Em entrevista ao Sindpd-RJ dos membros da TDF, Bjoern Michaelsen destacou a importância dos poderes públicos darem o apoio necessário para a implementação de formatos abertos. Já Italo Vignoli destacou que o problema está na educação e de como implementar essa cultura de comunidade e colaboração entre os seres humanos. No seu ponto de vista, se a filosofia do Software Livre fizer parte da educação de um povo, estes passariam a adotar uma visão mais colaborativa e cooperativa.

Você sabia que o Rio de Janeiro foi o segundo estado brasileiro a ter uma Lei sobre Padrão Aberto de Documentos (Open Document Format – ODF)?

No Rio de Janeiro, o Deputado Estadual Robson Leite (PT-RJ) protocolou o Projeto de Lei 152/2011 na Assembleia Legislativa, transformado no dia 24 de maio de 2011 na Lei 5978/2011, que traz em seu artigo 1º o seguinte texto: "Os Órgãos e entidades da Administração Pública Direta, Indireta, Autárquica e Fundacional do Estado do Rio de Janeiro, bem como os Órgãos autônomos e empresas sob o controle estatal adotarão, preferencialmente, formatos abertos de arquivos para criação, armazenamento e disponibilização digital de documentos".

Agora, cabe a cada um de nós cobrar a utilização dos padrões abertos!

Encontro Comunitário LibreOffice: “Meninos do Brasil”

O The Document Foundation realizou um encontro comunitário entre os voluntários do LibreOffice. Eliane Domingos, organizadora do Ciclo de Palestras do Sindpd-RJ, discorreu sobre o assunto da cooperatividade entre grupos e desenvolvedores com o intuito de promover o Hackday do LibreOffice, no Sindicato do Rio de Janeiro. A ideia é unir, no Sindpd-RJ, desenvolvedores para compartilhar ideias, colaborar em projetos existentes, iniciar novos empreendimentos e descobrir mais ferramentas.

Além disso, o tema do encontro foi o Projeto “Meninos do Brasil”, que é capa da última edição da Revista LibreOffice. Olivier Hallot, membro da TDF, afirmou que o Projeto LibreOffice além de ser internacional, é um projeto que importa, mas não produz Software Livre. A intenção desse projeto é inverter essa situação, ou seja, fazer com que no Brasil também se desenvolva Software Livre tendo como base o LibreOffice. A vantagem desse desenvolvimento colaborativo é criar tecnologia nacional, criar oportunidades de trabalho, agregar conhecimentos e experiência entre os desenvolvedores nacionais.

Grandes eventos de tecnologia funcionam?

O envolvimento de milhares de pessoas que acreditam nas soluções tecnológicas e educacionais livres e na força de uma comunidade atuante em todo o mundo também faz parte de uma das visões do Sindicato dos trabalhadores de TI do Rio de Janeiro, que é a casa do trabalhador de informática. Por isso, o Sindicato não tem medido esforços para que o caráter colaborativo e o compartilhamento de ideias, novidades e motivações possam ser trocados dentro da própria casa do trabalhador.

No Rio de Janeiro, o Sindpd-RJ apoia grandes eventos de tecnologia livre como GNU Graf, FSLDC, Rails Girls, entre outros. Além disso, o Sindpd-RJ promove o Ciclo de Palestras e incentiva encontros comunitários de Software Livre.

O Sindpd-rj acredita que através de conhecimento livre é que o ser humano pode ampliar seus horizontes!!

[Galleries not found]