Sindpd-RJ patrocina V Fórum de Software Livre de Duque de Caxias – V FSLDC

A cidade de Duque de Caxias sediou, hoje (20), pela quinta vez, o Fórum de Software Livre de Duque de Caxias (FSLDC). Desta vez o encontro aconteceu no Hotel Mont Blanc, localizado no Centro da cidade de Caxias.

O FSLDC contou mais uma vez com o patrocínio do Sindpd-RJ. O Sindicato que já tem a característica de defender o uso do software Livre, promover o desenvolvimento colaborativo e incentivar os trabalhadores da área de TI a reforçar a filosofia Open Source, mais uma vez apoiou um dos maiores eventos de Software Livre do Rio de Janeiro.

O evento manteve a temática Tecnologia e Cultura Livre apresentada por meio de palestras técnicas e debates políticos e sociais que o Software Livre proporciona. O evento também contou com a participação de alguns dos palestrantes que já passaram pelo Ciclo de Palestras do Sindpd-RJ nos encontros quinzenais realizados na sede do Sindicato.

Na parte da manhã, o palestrante Francisco José Alves abordou um tema mais político que existe em torno do Software Livre, além de falar sobre questões sociais que essa temática apresenta. Um dos presentes na palestra Porque os não técnicos precisam conhecer o Software Livre lembrou o fato do governo do PT ser o principal incentivador de uso do Software Livre no país, apesar de enfrentar tentativas de bloqueio deste incentivo.

Na parte da tarde, em apresentação de palestra mais técnica, a assessora do Ciclo de Palestras do Sindpd-RJ, Eliane Domingos, apresentou Criando uma revista eletrônica com o LibreOffice. Eliane Domingos discorreu sob o tema da importância da utilização dos formatos abertos para a elaboração de revistas e mostrou que é possível e fácil criar gratuitamente uma revista através da filosofia Open Source, utilizando o LibreOffice da The Document Foundation (TDF). Em sua palestra Preso no Office? Liberte-se com o LibreOffice! Eliane Domingos destacou as principais novidades da versão 4.1 do LibreOffice, que apresenta quase que mensalmente uma nova versão para o usuário de Software Livre. As novidades são: Incorporar fontes no arquivo Open Document Format (ODF), criação de uma Galeria de Arte, criação das barras laterais e novas equações matemáticas. A palestrante encerrou com a afirmativa: “Não há mais motivos para você ficar preso ao Office”!!

Fotos_Fisl_23_07_13