Dia 31/07 haverá mesa de negociação com a Datamec

No dia 31 de julho haverá nova rodada de negociação com a Datamec, para tratar da Campanha Salarial 2013/2014.

Datamec oferece rajuste salarial achatado e quer reduzir benefício

Em mesa de negociação realizada no dia 18/07, na sede do Sindpd-RJ, a Datamec apresentou proposta de reajuste nos salários de 7,16% mais 0,5% de ganho real. A proposta decepcionou a representação dos trabalhadores, pois está muito aquém da reivindicação da categoria. Confira o que propõe a Datamec:

1) Reajuste salarial pelo INPC (7,16%) + 0,5% de ganho real
2) Piso salarial – reajuste de 7,16% + 0,5% de ganho real
3) Auxílio Refeição – reajuste de 7,16%, com diferenciação de valores para jornadas de 8 e 6 horas.

Diferenciar valor do tíquete é reduzir benefício
 A proposta de escalonar o valor do auxílio refeição é uma tentativa de reduzir benefício, uma vez que isso nunca aconteceu na empresa. Segundo a proposta apresentada em mesa, a Datamec pretende pagar valor facial de R$21,43 para quem tem jornada de 8 horas, e de R$17,53 para quem trabalha 6 horas.

Essa proposta absurda ignora o fato de que a inflação sobre os alimentos, segundo o Dieese, foi de 12,76% de maio de 2012 a abril de 2013, sendo que a alimentação fora de domicílio teve alta de 10,83% no mesmo período.

É importante que cada trabalhador e trabalhadora da Datamec demonstrem sua indignação contra essa política de desvalorização do corpo funcional, que já amarga um dos menores valores de auxílio refeição entre as grandes empresas. Para exemplificar esse desnível nos benefícios, citamos a Dataprev e o Serpro, que praticam valores bem mais razoáveis: 24 tíquetes mensais no valor facial de R$26,36.

Empresa quer impor suas condições
 A Datamec deixou clara a sua intenção de ignorar a pauta da Campanha Salarial apresentada pelos trabalhadores e trabalhadoras, e insiste em negociar apenas as cláusulas econômicas e renovar as demais já existentes no Acordo Coletivo de Trabalho, ou seja, não aceita dialogar sobre novas e importantes reivindicações.

A representação dos trabalhadores deixou clara a sua insatisfação com essa postura autoritária da Datamec, que visa apenas lucros, em detrimento da qualidade de vida daqueles que ela chama de “colaboradores”.

Datamec continua escamoteando pagamento da PLR 2012
 Em fevereiro, durante a mesa de negociação realizada em Salvador, os representantes da Datamec afirmaram que o pagamento da PLR 2012 seguiria os mesmos parâmetros da de 2011.

Naquele momento, evidentemente, a empresa já tinha em mãos todos os dados necessários para medir o cumprimento de metas, e nada foi dito sobre o não cumprimento, o que levou a representação dos trabalhadores a acreditar que estava tudo correto e que o pagamento seguiria o negociado. Nada disso aconteceu, pois, no dia 8 de março a Datamec soltou uma nota lacônica, em que informava que a meta de pedidos não tinha sido alcançada, o que diminuiu o valor a ser distribuído na PLR 2012.

Essa postura da empresa demonstrou que não há como confiar em seus negociadores, que deixam transparecer uma coisa e depois apresentam outra. A resposta das representações e dos trabalhadores foi a reivindicação de duas cartelas extras de tíquete para todos os trabalhadores e trabalhadoras da empresa, como forma de amenizar essa tunga que a Datamec promoveu em nossos bolsos.

Uma empresa que teve lucro líquido de R$47,401 milhões e distribuiu PLR de R$3,359 milhões em 2011 tem que dar muitas explicações sobre a conta que a leva a distribuir PLR de R$2,316 milhões com um lucro líquido de R$45,956 milhões em 2012.

Queremos que a Datamec se explique e respeite nossas reivindações.
Todos juntos contra a arrogância e o descaso da direção da empresa!