Saúde do Trabalhador é tema de painel no 18º CNPPD

Gilberto Salviano, assessor da Secretaria de Saúde da CUT Nacional, falou sobre a Saúde do Trabalhador. Segundo ele, condições de trabalho precárias, muito comuns a partir da globalização e do neoliberalismo, que carregam os princípios de produtividade, pressão das chefias, enfim, a priorização do lucro através do aumento do ritmo de trabalho, sem levar em conta a saúde física e mental dos trabalhadores.

A terceirização predatória é outra vilã que o movimento sindical tem o dever de combater, pois é fonte de precarização do trabalho e, por consequência, o adoecimento dos trabalhadores e trabalhadoras.

Segundo Salviano, os sindicatos não podem esperar o Estado para resolver a questão da saúde do trabalhador. O ideal é fortalecer a luta no local de trabalho, unindo forças às CIPAS e OLTs.

Assista entrevista com Gilberto Salviano: