“Tudo o que você sempre quis saber sobre dados abertos e Lei de Acesso à Informação”

Daniela B. Silva falou sobre a Lei de Acesso à Informação, com foco na importância da transparência dos dados do governo.

Membro da organização Transparência Hacker, Daniela defende que apenas com acesso a informações sobre os dados dos órgãos oficiais é possível o desenvolvimento pleno da cidadania, pois, uma vez informado, o cidadão está preparado para cobrar resultados benéficos à sociedade.

A Lei de Acesso à Informação está em vigor desde maio de 2012, e determina que os cidadãos tenham acesso aos dados governamentais em formatos abertos, ou seja, acessíveis a todos.

No Rio de Janeiro, por exemplo, o acesso é dificultado com a exigência da presença do cidadão na Secretaria de Segurança Pública para requerer a informação, quando o correto é que os dados sejam publicados na internet ou, quando necessário, que haja um instrumento de solicitação da informação pela Rede.

O cidadão que desejar acesso às informações públicas tem alguns instrumentos para isso. Um dos sites que possibilitam pesquisa é o “Queremos Saber”.

Confira o que diz Daniela Silva sobre o trabalho da Transparência Hacker:

PublicaÇÕes relacionadas

Comentário Fechado.