Diretores do Sindpd-RJ falam sobre SIREF em reunião com o diretor do Datasus

Hoje (16) às 09h30m os diretores Edna Rosa e André Pimentel, juntamente com o servidor Jorge Casado, fizeram plantão na porta da sala do diretor do Datasus, que esteve no Rio desde a última quarta feira, mas que, segundo sua assessora em Brasília, não tinha agenda para atender o Sindicato. Por este motivo ficamos desde cedo sentados na recepção e, quando ele chegou, conseguimos fazer uma reunião para tratar dos problemas do SIREF (Ponto Eletrônico), entre outros assuntos.

Na reunião, foi falado sobre a necessidade da intervenção do diretor do Datasus junto ao Núcleo Estadual do Ministério da Saúde (NERJ), por conta de não compreenderem que os servidores que trabalham na produção têm horários diferenciados dos outros, pois operam em turnos ininterruptos durante o período da noite e madrugada.  Também foi falado sobre o pessoal do Atendimento ao Cliente que, por vezes, ultrapassam as duas horas extras estipuladas pelo SIREF (muitas vezes o servidor não pode largar o atendimento por conta desse detalhe). O NERJ avisou que não irá computar mais que duas horas por dia, e quem fizer mais do que isso perderá essas horas trabalhadas a mais.

Fo tratada também a importância da ajuda do diretor do Datasus na nossa luta para aumentar os proventos dos servidores do órgão, seja com Gratificação Específica ou aumentando o valor dos pontos e, ao mesmo tempo, pedir Concurso Público para o Datasus. Neste ponto, ele disse que embora o secretário da SGEP seja contra, ele está tentando, junto ao Ministro, algum tipo de aumento para segurar os concursados que não ficam no Datasus por conta dos proventos que são muito baixos para o Mercado de TI.

Por fim, os diretores entregaram em mãos um ofício que solicita o quantitativo de servidores e terceirizados do Datasus do Rio de Janeiro, Brasília, assim como todas as regionais. O diretor do Datasus alegou que o Departamento não tem terceirizados, mas sim contrata empresas como a CTIS, e não quer saber quantos funcionários essas empresas colocam para executar as demandas contratadas para executarem tarefas que os servidores do  Datasus às vezes não conseguem realizar, devido à escassez de mão de obra  que diminuiu devido, principalmente, às aposentadorias e por falta de concurso, que ele alega ter pedido ao Ministro, e que com isso renovaria o quadro efetivo do Datasus.