Estão desmontando os sistemas de informatização do SUS

O Datasus – Departamento de Informática do SUS é um órgão integrante do Ministério da Saúde, com atribuição legal e específica de organizar o Sistema Nacional de Informação em Saúde. Criado para desempenhar complexa tarefa em todo o território nacional, através do desenvolvimento e da Implantação de soluções informatizadas nas três esferas de Governo, exerce papel estratégico no aprimoramento dos Sistemas de Informação em Saúde. Deveria, porque está sendo sucateado!

Ao invés de contribuir de forma decisiva para a descentralização das atividades de Saúde através da Informação, o que agilizaria atendimentos à população, o Datasus vem sendo impedido de exercer seu papel técnico e social, pois está sendo DESMONTADO.

O Datasus tem um quadro de servidores altamente qualificado em Tecnologia da Informação (TI), mas hoje vem sendo mantido com um terço do quadro de servidores da sua criação desmotivado, em virtude da falta de investimentos e a terceirização sem critérios técnicos.

Além do mais, sob o pretexto da necessidade de atualização tecnológica, o DATASUS está sendo transformado em uma verdadeira “Fábrica de Softwares” em Brasília, com a contratação desmedida de serviços e de mão de obra, terceirizados, com vista ao lucro sabe-se lá de quem, fato este que vem, repetidamente, sendo objeto de recomendações dos órgãos de controle, como, por exemplo, a Controladoria Geral da União (CGU) e o Tribunal de Contas da União (TCU), e de conhecimento inclusive do Ministério Público Federal (MPF).

Veja no quadro abaixo a evolução dos gastos com terceirizações:

O resultado mais perverso dessa gestão desastrosa no órgão de Tecnologia da Informação do SUS é o prejuízo causado aos usuários do Sistema Único de Saúde, em sua grande maioria, pessoas com baixa renda, que se encontram excluídas da medicina privatizada pelos planos de saúde.

Sob o ponto de vista de gestão, é importante alertar à população quanto aos riscos de se sucatear o órgão que deveria estar trabalhando para aprimorar o SUS, havendo a possiblidade do colapso das informações de saúde do Brasil. Isso sem se falar, é claro, na farra das privatizações, em detrimento dos servidores do Datasus, concursados e altamente qualificados para desempenharem suas atividades.

Mais detalhes

PublicaÇÕes relacionadas

Comentário Fechado.