1ª Mesa: Cobra nega mais de 20% das reivindicações

A representação dos/as trabalhadores/as da Cobra Tecnologia estive, esta semana no Rio de Janeiro, para tratar com a empresa de questões regionais e começar a negociar o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2013/2014. Representaram os/as trabalhadores/as diretores da Fenadados e do Sindados-BA, SINDPD-CE, SINDPD-GO, SINDPD-RJ e SindPD-SP.

Na reunião de assuntos regionais, a representação cobrou da Cobra Tecnologia plano de capacitação para todos/as trabalhadores/as, principalmente os/as técnicos/as de campo, e exigiu equipamentos adequados para proteção dos profissionais e prestação dos serviços. No 18º CNPPD, realizado no início do mês, vários estados denunciaram a falta de capacitação e equipamentos adequados para a realização dos serviços de manutenção.

ACT 2013/2014

No último dia 20, foi realizada a 1ª mesa de negociação salarial. A empresa negou mais de 20% das cláusulas da Pauta de Reivindicações 2013/2014 – entregue ainda no primeiro semestre deste ano – já nesta reunião e ofereceu um reajuste abaixo do reivindicado – IPCA (6.49%).

Diante deste cenário, a representação cobrou da Cobra Tecnologia mais disposição e abertura para negociar e reforçou que o pleito dos/as trabalhadores/as é o ICV-Dieese (7.16%) e ganho real de 4%. Também deixou claro que, entre os dos objetivos desta campanha, é fundamental oferecer isonomia para todos/as trabalhadores/as e alterar na Cláusula 2ª a data-base de outubro para setembro. Esta mudança dará mais tempo para negociar os próximos ACTs, reduzindo a pressão para fechar o acordo dada a proximidade com o fim do ano.

Os representantes cobraram ainda o reconhecimento como atividade periculosa o atendimento feito pelos/as técnicos/as aos caixa eletrônicos; a valorização dos/as trabalhadores/as; garantia dos empregos; e o direito de discutir as metas da PLR. Por último, solicitaram a apresentação, pela empresa, de relatório com o quantitativo de profissionais cedidos pelo Banco do Brasil que ocupam na Cobra cargos de confiança.

A próxima rodada de negociação está pré-agendada para o dia 17/9.