Reestruturação da Dataprev pode comprometer atendimento

A reestruturação da Dataprev compromete os serviços que a empresa presta para a sociedade brasileira. Esta foi a denuncia feita pelos/as trabalhadores/as em audiência pública realizada no dia 11/10 pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará à pedido do SindPD-CE.

Presidida pelo deputado estadual Dedé Teixeira (PT/CE), a audiência teve o objetivo de discutir a reestruturação nas Unidades Regionais da Dataprev. Representando os/as trabalhadores/as na mesa estiveram presentes: as diretoras da Fenadados Telma Dantas e Socorro Lago; o presidente do SindPD-CE, Valmir Braz; e a presidente da CUT-CE, Joana Almeida.

Além destes, também compuseram a mesa Paulo Mendonça, membro da Coordenadoria Nacional de Setorial de Tecnologia da Informação do PT-CE; João Maria Lopes, superintendente do INSS Regional Nordeste; e Ronaldo dos Santos, vice-diretor da ANASPS-CE.

De acordo com as denúncias apresentadas pela representação dos/as trabalhadores/as, com a reestruturação, várias unidades regionais da Dataprev estão sendo rebaixadas, ou seja, estão perdendo serviços. É o caso de AL, AM, GO e SE. Isso é preocupante sobretudo porque a reestruturação está na contramão do projeto de expansão do INSS, maior cliente da empresa.

O INSS está abrindo novos postos de atendimento nos estados. Para ter uma ideia, só no Maranhão serão abertas 59 agências da Previdência Social. Destes, 12 já foram inauguradas.

Um serviço que será cortado é o atendimento presencial, hoje essencial para o bom funcionamento dos postos de atendimento do INSS. A empresa já divulgou que pretende estabelecer apenas a assistência técnica remota, o que pode afetar a eficiência e qualidade do atendimento.

Esta redução de serviços sem inclusão de novas atribuições é indicativo de que a empresa pretende realizar novas demissões, medida que a atual presidência da Dataprev tem praticado desde o ano passado. Este cenário de demissões é reforçado pela falta de qualificação dos profissionais que eram responsáveis pelos serviços extintos.

Histórico de defesa dos postos de trabalho

A audiência pública não é a primeira ação do movimento sindical em defesa da qualidade dos serviços prestados pela Dataprev à sociedade e dos postos de trabalho que a reestruturação ameaça. A representação dos/as trabalhadores/as já cobrou em mesas de negociação e específicas a adoção de ações que mantenham a qualidade dos serviços prestados e estabeleçam novas atribuições para as unidades regionais, e consequentemente para os trabalhadores.

Em janeiro deste ano, após os/as trabalhadores/as pedirem explicações, a Dataprev havia se comprometido, inclusive, a realizar capacitações nas unidades regionais onde haveria reestruturação. Registrou na ata do dia 29/01/2013: “O Planejamento Estratégico contempla programas de capacitação do corpo funcional diante dos novos desafios.”

A Fenadados e os sindicatos filiados não medirão esforços para impedir que a reestruturação seja usada como meio para demitir trabalhadores/as, profissionais que ao longo dos quase 39 anos de existência da Dataprev foram responsáveis por torná-la uma das maiores empresas de TIC da América Latina.

Fonte: Fenadados