Cargos e salários: trabalhadores do Serpro reivindicam fortalecimento da promoção por tempo de serviço

Os/as trabalhadores do Serpro querem fortalecer a promoção por tempo de serviço, extinguindo a ascensão por mérito; e esperam que a empresa volte a promover a reclassificação de cargos nos três planos vigentes – PACCS, RARH 2 E PGCS. Estas foram algumas das reivindicações apresentadas pela representação em mesa específica sobre planos de cargos e salários. A reunião ocorreu nesta quinta-feira, 21/11, na sede do Serpro, em Brasília.

Confira a ata da reunião

A realização de reclassificação diminuiria algumas discrepâncias existentes na empresa. Para ter uma ideia, no PGCS, 84% dos/as trabalhadores/as estão na Classe I; 11% na Classe II; e apenas 5% na Classe III. Minimizar esta distância é urgente e necessário.

De acordo com a empresa, existe um grupo de estudo sobre a realização de nova reclassificação, e as atividades para viabiliza-la estão adiantadas. Com relação à extinção da promoção por mérito, qualquer alteração nos planos teria que ser submetida à diretoria e, depois, ao DEST.

A representação dos/as trabalhadores/as também reivindicou a criação da Classe III para os auxiliares do RARH 2. Lembrou a importância destes empregados/as para o bom funcionamento da empresa e que são tão importantes quanto os das demais carreiras.

Esta negociação foi solicitada pela Fenadados, que compreende que a política de recursos humanos é fundamental para o desenvolvimento profissional e, consequentemente, para o bem-estar e motivação dos/as trabalhadores/as. Todas as reivindicações apresentadas visam implementar melhorias nos planos de cargos e salários vigentes.

Fonte: Fenadados