Sindpd-RJ questiona BRQ sobre compensação do Dia do Trabalhador de Informática

O Sindpd-RJ recebeu várias denúncias de trabalhadores da empresa BRQ que consta a afirmação de que realizou a compensação para os funcionários que trabalharam no Dia do Trabalhador de Informática, o que vai contra à atual Convenção Coletiva de Trabalho (CCT).

Sendo assim, o Sindicato encaminhou o seguinte e-mail à empresa:

“Prezados (as), boa tarde! Informamos que recebemos diversos e-mails questionando que a empresa no dia do Profissional de Informática realizou compensações. Conforme a CCT na CLÁUSULA QUINQUAGÉSIMA SEXTA – DIA DO TRABALHADOR DE INFORMÁTICA

A terceira segunda-feira do mês de outubro será considerada feriado para os empregados em empresas atuantes no setor de informática e tecnologia da informação. Parágrafo Único: Será facultado às empresas a substituição do dia mencionado no caput por outro de melhor conveniência para ambas as partes, na mesma proporção e sem a incidência de hora extraordinária; o que deverá ser feito até o dia 30 de setembro do ano correspondente, por meio de comunicação ao SINDPD, do acordo firmado com seus respectivos empregados. A substituição ora mencionada somente poderá recair entre os meses de abril a novembro do ano correspondente a troca. Sendo assim, a empresa não protocolou nenhuma carta de substituição, logo quem trabalhou deverá receber hora extra."

Informamos que aguardaremos a resposta até o dia 13/12/2013 com as devidas informações sobre o assunto acima.