8 de março: mulheres em luta

8marco

Desde 1911, o 8 de março, Dia Internacional da Mulher, é comemorado em vários lugares e setores da sociedade com manifestações, debates e reflexões. Milhares de eventos ao redor do mundo ocorrem para avaliar as conquistas econômicas, políticas e sociais das mulheres e traçar novas estratégias para avançar na luta por mais direitos.

Apesar das conquistas, a  violência contra a mulher permanece presente nos lares. No âmbito profissional, também é possível notar discrepâncias de tratamento das mulheres trabalhadoras com relação ao dado aos homens trabalhadores, e o preconceito ainda é um entrave para a equidade.

Por isso, nossa luta é para que haja  geração de  postos de trabalho com qualidade e proteção social para homens e mulheres; e defendemos o direito da mulher trabalhadora de ocupar todos os cargos e profissões, com igualdade de oportunidade e salários em relação aos homens.

Queremos liberdade para nos sindicalizar, votar e sermos votadas. Queremos uma sociedade mais justa e igualitária, com trabalho decente e condições dignas,  sem assédio moral e exploração sexual.

Por Socorro Lago, Secretária da Mulher Trabalhadora da Fenadados, com informações da CUT Nacional