Datamec – Nova proposta de reajuste também está abaixo da inflação

Nesta quarta-feira (4/5), a Datamec apresentou nova proposta de reajuste salarial abaixo da inflação: a empresa quer aumentar os salários em 5,81%. A inflação registrada pelo IPCA é de 6,28% e pelo ICV-DIEESE de 7,05%. Os/as trabalhadores/as reivindicam o segundo índice.

A proposta foi apresentada na 2ª mesa de negociação do ACT da Datamec 2014/2015, que ocorreu em Belo Horizonte, na sede do Sindados-MG.

Em relação aos pisos salariais, a empresa quer praticar os seguintes valores: R$ 961,63 para jornada de 40hs/semana; R$ 918,72 para 36hs/semana; e R$ 853,32 para 30hs/semana. Para os/as trabalhadores/as com a maior jornada, a Datamec ofereceu auxílio refeição de R$ 25,39; e R$ 21,16 para os demais empregados/as. A empresa também propôs auxílio alimentação de R$ 47,61 e auxílio creche de R$ 270,45.

Veja a ata da reunião

Mobilização

Durante a 2ª mesa, os trabalhadores usaram o adesivo feito pela coordenação de campanha para uní-los e mobilizá-los. O adesivo reforça as principais reivindicações.

Pós-mesa

Após a negociação, os representantes dos trabalhadores se reuniram e definiram os seguintes indicativos: realização de assembleias unificadas no dia 11/6; e de mobilizações no dia da próxima mesa – ainda sem data definida –, a fim de fortalecer a categoria nas negociações.

Fonte: Fenadados