Serpro propõe reajuste de 6,28%

O Serpro apresentou, nesta quinta-feira (5/6), reajuste linear de 6,28% (IPCA) para todas as cláusulas econômicas do Acordo Coletivo 2014/2015. Esta foi a 5ª mesa da campanha salarial deste ano e foi realizada na sede da Fenadados, em Brasília.

A proposta econômica da empresa está longe do reivindicado. Os/as trabalhadores/as pediram 7,05% (ICV-Dieese) de aumento e ganho real de 5,03%, baseado no crescimento do setor brasileiro de TIC no período.

Além do índice de reajuste, a empresa deu resposta para as cláusulas que tratam das licenças amamentação, paternidade, nojo e prêmio. As trabalhadoras com filhos em fase de amamentação poderão usar de uma única vez as duas horas diárias para ir em casa alimentar seu filho. Atualmente, elas já têm estas duas horas, mas só podem tirar 1h pela manhã e 1h pela tarde. Esta divisão dificulta o uso do benefício por aquelas que moram longe da empresa.

O Serpro aceitou a inclusão de enteados na cláusula que trata da Licença Nojo.  Já em relação à Licença Prêmio, o/a trabalhador/a poderá parcelar a licença em três vezes com no mínimo de 10 dias para da cada vez.

Confira a ata da reunião

Preliminares

A representação dos/as trabalhadores/as solicitou esclarecimentos à respeito da disponibilização de rede wireless para os/as trabalhadores/as acessarem seus e-mails pessoais, redes sociais etc., conforme divulgado recentemente no veículo de comunicação interno "Primeira Leitura" no dia 8 de abril de 2014.

Também fez questionamentos sobre a jornada de trabalho durante a Copa do Mundo 2014, que começa no próximo dia 12, e pediu mais detalhes sobre a devolução de pessoal interno que estava lotado na Receita Federal.

Mobilização

Amanhã (6/6), vários estados realizam mobilização. Diante do atual quadro da Campanha 2014/2015, é fundamental que todos/as trabalhadores/as mostrem à empresa sua insatisfação. Mobilize-se, pois juntos seremos fortes.

Registro de frequência

Foi adiada a mesa específica sobre o registro de frequência que estava marcada para esta sexta-feira.

Fonte: Fenadados

Foto: Félix Pereira/Fenadados