Dataprev – a vaca parou de tossir

Após muita luta, os trabalhadores e trabalhadoras da Dataprev conquistam uma vitória histórica contra o arbítrio e – principalmente – o ego do presidente da empresa.

Na 8ª mesa de negociação da Campanha Salarial 2014/2015, realizada hoje, na sede da Fenadados, em Brasília, a representação da Dataprev começou a reunião afirmando que não seria possível avançar na proposta econômica. Ledo engano dos “negociadores” da empresa, que não têm autonomia para negociar.

A representação dos trabalhadores tinha na manga uma carta imbatível: em encontro realizado ontem (07/10) com o ministro da Previdência Social, a representação sindical teve oportunidade de narrar a saga dos trabalhadores e trabalhadoras, que estão desde maio numa angustiante tentativa de diálogo com a Dataprev, que se recusa terminantemente a ouvir as reivindicações. Ao saírem do encontro, os representantes dos trabalhadores e trabalhadoras receberam do ministro a garantia de que os salários e demais cláusulas econômicas seriam reajustados no mesmo patamar do Serpro, ou seja, 7,05% (correspondentes ao ICV-Dieese de maio).

É importante deixar claro que a procura pelo ministro da Previdência foi a última de uma série de interlocuções com parlamentares, gestores do executivo, CUT nacional e CUTs regionais. A representação dos trabalhadores tem por certo que, sem essas interlocuções e a mobilização dos trabalhadores, que pararam durante a mesa de negociação de hoje em vários estados, nada teria sido possível, pois o presidente da empresa estava decidido a retirar direitos e achatar os salários.

No tocante às cláusulas sociais, os sindicatos farão assembleias com os trabalhadores para tratar apenas de duas cláusulas que precisam ainda de negociação, que tratam de dispensa e aviso prévio. A empresa finalmente cedeu também nesse ponto, aceitando manter todas as demais cláusulas do acordo coletivo vigente.

Clique aqui e leia a ata da 8ª Reunião com a Dataprev.

Definitivamente, a vaca parou de tossir!

Fonte: Fenadados

Foto: Félix Pereira/Fenadados