Dataprev: reestruturação não é sinônimo de demissão

A representação dos/as trabalhadores/as da Dataprev e a diretoria da empresa realizaram rodada de negociações, que teve início no dia 25 e se encerrou hoje (27), no Rio de Janeiro. Na pauta o principal assunto foi a reestruturação da empresa.

O objetivo da Fenadados ao solicitar a reunião foi apurar o que está sendo modificado na Dataprev, e assegurar que essas mudanças não venham a prejudicar a empregabilidade e a qualidade de vida funcional dos trabalhadores e trabalhadoras.

Participaram do encontro representantes da Fenadados, Sindpd-PB, sindpd-PE, Sindados-BA, Sindpd-SP, Sindpd-DF, Sindpd-CE, Sindpd-ES e Sindpd-RJ. Representaram a Dataprev Sergio Basile, gerente da coordenação geral de Relações do Trabalho e de Responsabilidade Socioambiental, e João Lopes, Superintendente de Desenvolvimento.

A principal questão levantada pela Fenadados foi a preocupação com demissões na empresa. Em resposta, João Lopes afirmou que “reestruturação não é sinônimo de demissão, mas, sim, um ajuste nos processos de trabalho”.

Se depender das promessas da Dataprev, os trabalhadores da empresa viverão num mar de rosas. Vamos acompanhar a cobrar.

Confira o resumo do que foi tratado:

Terceirizações

Questionado sobre terceirizações no teste de software, Lopes afirmou que a Dataprev, no momento, não conta com a quantidade necessária de recursos humanos qualificados e, por isso, os testes de software serão feitos em conjunto com empresa contratada. Paralelamente haverá treinamento para os empregados que, uma vez capacitados, assumirão integralmente esta tarefa. No que diz respeito à Central de Atendimento, o superintendente garantiu que não existe projeto de terceirização nem centralização das atividades em um único local.

Venda de imóveis e lotação de trabalhadores

A representação dos trabalhadores questionou a empresa sobre a venda de imóveis próprios e como ficarão os funcionários que hoje laboram nesses locais. João Lopes explicou que a questão é de Custo x Benefício. Onde houver necessidade de uma reforma muito onerosa, será escolhido outro imóvel que atenda às reais necessidades da empresa, sem prejuízo para os trabalhadores.

Atendimento ao cliente

Segundo a Dataprev o atendimento faz parte do processo produtivo, mas é fato que alguns conceitos e ações foram modificados na empresa. A verba destinada ao atendimento presencial ao cliente, por exemplo, foi reduzida drasticamente. Com isso, a empresa passa a priorizar o atendimento remoto, seguindo as tendências das inovações tecnológicas. Essa mudança foi acordada com o cliente (CGTI).

Quem quiser trabalhar tem serviço

É de conhecimento público que a Dataprev vem aumentando seu leque de serviços e clientes, mas a preocupação com o desemprego interno continua constante entre o corpo funcional. Questionada quanto ao assunto, a empresa informou que há o contrato com a Febraban sendo ampliado e outros sendo negociados, entre eles Casa da Moeda e Ministério das Cidades, o que gera demanda para os empregados. “Quem quiser trabalhar tem serviço”, afirmou João Lopes.

Unidades de Desenvolvimento

A Fenadados quis saber qual é a dificuldade para implantar Unidades de Desenvolvimento em todos os estados. A representação da Dataprev justificou que desejaria que houvesse, mas há dificuldade com a burocracia por parte dos órgãos reguladores (DEST e Ministério do Planejamento).

Qualificação dos trabalhadores

A Dataprev afirma que no Plano de Ação de 2015 está prevista a capacitação de cerca de 70% dos trabalhadores e trabalhadoras da área técnica. Os demais, segundo promete a empresa, serão qualificados em outro momento.

Fonte: Fenadados

Foto: Félix Pereira/Fenadados