Igualdade Racial – um longo caminho a percorrer

A Secretária Nacional de Combate ao Racismo da CUT, Maria Júlia Nogueira, falou da questão da desigualdade racial no mundo do trabalho. Segundo ela, há setores onde a desigualdade é visível. Um desses setores é o bancário, onde praticamente não há negros em cargos visíveis.

As ações afirmativas são temporárias, pois devem cessar assim que resolvida a situação que gerou sua implantação. No caso da população negra, no entanto, elas têm longa duração, em virtude da enorme dívida histórica acumulada por séculos de desigualdade.

Vale ressaltar que essa desigualdade histórica vem sendo alvo de várias ações oficiais e da sociedade civil, mas há ainda um longo caminho a percorrer.

Igualdade de Gênero

A visibilidade da mulher no mundo do trabalho é pequena, por isso são necessárias políticas que permitam às mulheres maior participação nas atividades públicas, como por exemplo, na política. É fundamental também maior acesso à organização do mundo do trabalho (sindicatos, centrais etc). Para isso, a CUT já aprovou e implantou cota de gênero na composição da direção das CUTs regionais e dos sindicatos.

A fala da Secretária Nacional de Combate ao Racismo da CUT se deu durante a Plenária Nacional de Campanha Salarial 2015/2016, que reúne delegados e delegadas que representam os trabalhadores e trabalhadoras da Cobra Tecnologia, Datamec, Dataprev, Serpro e em Empresas Estaduais, Municipais e Particulares de TI. O objetivo do evento é definir as pautas de reivindicações que nortearão as negociações salariais deste ano; aprovar os eixos políticos e econômicos das campanhas; e deliberar sobre as coordenações de campanha de cada empresa.

Assista abaixo ao vídeo em que Maria Júlia Nogueira fala das ações da CUT na luta pela Igualdade Racial e de Gênero.