Serpro não apresenta proposta econômica na 4ª mesa

Nesta quinta-feira (20), foi retomada a Campanha Salarial 2015/2016 dos/as trabalhadores/as do Serpro. A 4ª Mesa foi realizada no prédio do Serpro Regional em Brasília. A empresa não apresentou proposta na reunião. Segundo justificou na ata, a ausência de proposição se deve à crise econômica vivida pelo País e a nova programação orçamentária-financeira do Governo Federal.

A representação dos/as trabalhadores/as ficou indignada com a postura da empresa. Confira o que registrou na ata:

“É desrespeitosa a postura do Serpro de vir para uma mesa de negociação sem qualquer proposta, após ter estagnado a Campanha Salarial 2015/2016 por 84 dias. É inadmissível que justifique a ausência de proposição com o argumento ‘o governo não autorizou’. Tal justificativa cai por terra quando a Dataprev, também empresa de TI subordinada ao mesmo órgão controlador – o DEST –, apresentou reajuste de 8,17% (IPCA), sem falar nas empresas com a mesma data-base – entre elas, Eletrobras, Codevasf, Embrapa e Infraero – que também ofereceram no mínimo o mesmo índice.

A nossa pauta não se restringe apenas a este índice de reajuste. Traz reivindicações legítimas e dentro da realidade, inclusive, aponta saídas estratégicas para os/as trabalhadores/as e a própria empresa.

Desta forma, a representação reafirma a necessidade de uma Campanha Salarial digna da importância do Setor de TI, que no mesmo período da data-base cresceu 6,17%, enquanto o PIB cresceu apenas 1,02%. Avançar nas negociações seria um reconhecimento do esforço e dedicação dos/as trabalhadores/as por parte da empresa.

Registramos a nossa indignação pela empresa ter convocado uma mesa de negociação para trazer proposta alguma. Lamentamos mais uma vez esta postura, já que a dinâmica de uma mesa gera custos financeiro, pessoal e político.

Esperamos que o Serpro reflita sobre todos os argumentos colocados na mesa de hoje e que realmente se desponha a negociar de fato e de direito. Por fim, entendemos que este profundo desrespeito do Serpro em relação à Campanha Salarial motiva os/as trabalhadores/as a se mobilizar”.

Confira a ata da 4ª Mesa do Serpro 2015/2016 na íntegra.

Fonte: Fenadados