Fenadados alerta: trabalhadores do setor público federal de TI sob ameaça

A grande imprensa publicou, recentemente, a intenção de setores governamentais e de parlamentares de unificar as duas maiores empresas públicas de Tecnologia da Informação do Governo Federal: Serpro e Dataprev. Por conta disso, a Fenadados realizou análise sobre os aspectos sociais desta fusão.

Baixe o documento e conheça a visão da categoria profissional de TI

“A Fenadados posicionar-se-á ainda, especificamente, sobre os aspectos políticos e econômicos desse intento de unificar SERPRO e DATAPREV. Por enquanto, porém, a Federação está convicta de que estamos definitivamente diante de uma proposta que inverte a realidade. A responsabilidade social do Governo, para com os trabalhadores das duas empresas, não pode ignorar a realidade diversa do setor federal de TI. As duas empresas devem, sim, incrementar investimento, no sentido da ampliação dos serviços e da melhoria de resultados. Aliás, não é por outra razão que ambas estão no grupo de empresas com ‘orçamento de investimento’, no sistema de acompanhamento do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (DEST), do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão. Se o conhecimento é o maior patrimônio, maior motivação haverá para que se ampliem os horizontes dos trabalhadores de SERPRO e DATAPREV, ao invés de reduzi-los, sob o argumento de que são muitos. A sociedade deseja sempre um Estado eficiente, exatamente o que têm oferecido SERPRO e DATAPREV ao Brasil”, registrou a Fenadados na análise social sobre a fusão.

Fonte: Fenadados